Na noite de quarta-feira (31), uma equipe de Rádio Patrulha da Policia Militar de Aquidauana recebeu pedido de reforço por parte da Força Tática para dar apoio em uma ocorrência.
No caso, um elemento não identificado trajando casaco escuro que estava em uma motocicleta desobedeceu ordem de parada dos policiais, arrancando bruscamente, descendo a rua Estevão Alves Corrêa na contra mão, colocando em risco motociclistas e motoristas que transitavam no sentido correto da via.
O motociclista flagrado empinando a moto na Avenida Pantaneta, quase esquina com a rua Estevão Alves Corrêa pela equipe da Força Tática da PM, teria a principio obedecido a ordem de parada, no entanto no momento em que os policiais desceram da viatura, ele acelerou tentando fuga na contra mão da via.
A perseguição ao elemento aconteceu por diversas ruas da cidade, entre elas Antonio Nogueira, Alcebiades Vieira, Avenida Pantaneta e pela rua Giovani Toscano de Brito, trecho em que ele quase colidiu com um carro de passeio.
Após passar por cima da calçada, o motociclista teve acesso a rua dos Ferroviários, seguido de perto pela viatura policial com o uso de sinais sonoros e luminosos, no caso o giroflex, porém as ordens emanadas pela autoridade policial não foram obedecidas, em flagrante desrespeito também a sinalização de trânsito gerando perigo de danos e colocando a vida de terceiros em risco.
Surpreendido pela equipe de Rádio Patrulha na Rua dos Ferroviários, o condutor virou a direira na rua José Bonifácio se deslocando até a rua Pandiá Calogeras, voltando pela Assis Ribeiro e descendo trecho da Rua Estevão Alves Corrêa na contra mão.
Foram várias as tentativa de despistar os policiais que estavam em seu encalço, no entanto em determinado momento a manobra do motocilista ocorreu em frente a viatura.
Ao desviar para não atingir a moto, a viatura bateu no meio fio e o condutor perdeu o controle batendo no muro de uma residência, provocando danos materiais no veiculo e também no imóvel.
A partir deste momento a equipe de Rádio Patrulha, foi orientada a continuar o acompanhamento tático, porque os policiais não apresentavam ferimentos em decorrência da colisão, sendo que na Travessa Noroeste ao cirular por um trecho de grama, o motociclista veio a sofrer uma queda, sendo então abordado pelos policiais.
Indagado sobre o motivo da fuga, o motociclista disse que era menor, tinha apenas 15 anos, além deste fato, a motocicleta ainda se encontra com o licenciamento vencido, o que levou a equipe de trânsito a tomar medidas administrativas.
Durante revista, os policiais encontraram no bolso do casaco, lado esquerdo, que estava rasgado dando acesso ao interior do forro, um invólucro plástico contendo substância análoga a maconha, pesando aproximadamente 2,72g.
Diante dos fatos, o adolescente foi apresentado na Delegacia de Policia Civil de Aquidauana com escoriações no tornozelo direito e arranhões na barriga e nas costas devido à queda.
Pelo que consta a motocicleta foi encaminhada ao pátio do Detran de Aquidauana apresentando danos materiais.
Além da presença dos policiais no momento da apreensão do menor, a Policia Civil foi acionada e a pericia também compareceu ao local para os procedimentos cabíveis.
A Policia Militar informou ao Portal de Aquidauana que neste momento foram lidos para o adolescente os direitos constitucionais, inclusive o direito de permanecer calado. “Devido a resistência por parte do jovem e as sucessivas tentativas de escapar do local, desferindo socos e chutes nos policiais, fomos obrigados ao uso de algemas”, explicou.
Familiares do rapaz compareceram a Delegacia de Policia Civil, oportunidade em que acompanharam a confecção de um boletim de ocorrência por resistência (Artigo 329 do CP), Desobediência (Artigo 330 do CP), Dirigir veiculo automotor em via publica sem a devida permissão para dirigir ou habilitação, gerando perigo de dano, (Artigo 309 do CTB - LEI N° 9.503/97), direção perigosa de veiculo na via publica, (Artigo 34 do DECR-LEI Nº 3.688/41), além de porta droga para consumo pessoal, (Artigo 28 do LEI N° 11.343/06.
O Tenente Coronel Guilherme Dantas Lopes que assumiu o 7º Batalhão de Policia Militar sediado em Aquidauana em abril deste ano, confirmou ao Portal de Aquidauana que a viatura do Tático estava em perseguição a um fugitivo, até então não identificado e que para evitar uma possivel colisão com a motocicleta do fugitivo, o motorista necessitou realizar manobra brusca de desvio, batendo no meio fio, momento em que o condutor perdeu o controle e colidiu com o muro de uma residência.
Felizmente nenhum policial ficou ferido, apenas danos materiais no imóvel e no veiculo da Policia Militar de Aquidauana.
Obs: A Policia Militar faz um alerta a todos para que não se adote o procedimento de fuga em caso de abordagem.