Aquidauana tem 2º melhor desempenho no Bolsa Família e recebe prêmio
Publicado em 04/09/2023
Editoria: Cidade
A Secretaria de Assistência Social de Aquidauana recebeu, por meio da equipe de Cadastro Único e Bolsa Família, uma moderna balança digital como premiação, em virtude do desempenho satisfatório e acima da meta pactuada para a coleta e registro dos dados e condicionalidades do Programa Bolsa Família na Saúde.
Aquidauana teve o segundo melhor acompanhamento do Estado, fruto do trabalho feito pelos técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em Campo Grande, na última quinta-feira, 31, a equipe aquidauanense recebeu a premiação junto com mais 05 municípios: Aparecida do Taboado, Jateí, Laguna Caarapã, Novo Horizonte do Sul e Selvíria.
O Estado de Mato Grosso do Sul teve um alcance geral de 77%, sendo a meta pactuada de 70%. Assim sendo, a Gerência Estadual de Alimentação e Nutrição decidiu premiar os municípios que obtiveram o acompanhamento geral acima de 90% com uma balança digital.
Uma das Condicionalidades da Saúde é o acompanhamento nutricional das crianças, esse acompanhamento é feito no posto de saúde, com medidas de pesagem e altura, vacinação e pré-natal. É obrigatório pra todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família.
Atualmente, no município de Aquidauana tem 5.726 famílias atendidas com o programa Bolsa Família, um total de 206,5 mil beneficiários em Mato Grosso do Sul. No Brasil, como um todo, são 21,1 milhões de famílias e R$ 14 bilhões em repasses.
É válido destacar que, o Programa Bolsa Família busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social. Podem se inscrever no programa, as famílias em situação de extrema pobreza, na qual a renda máxima por pessoa é de no máximo R$ 218,00.
› FONTE: Agecom