Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Governo de MS entrega kits com materiais para prática esportiva em escolas

Publicado em 12/09/2023 Editoria: Esporte


O Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), entregou kits esportivos para 61 escolas da Rede Estadual de Ensino de Campo Grande que integram o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar).

O governador Eduardo Riedel participou da entrega dos materiais hoje (11), na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. “Os kits são para contribuir com a melhoria da oferta das práticas esportivas nas escolas, que assim, estão cumprindo papel que é fundamental, transformando a vida dos alunos. E com o olhar que precisamos ter para a sociedade, que é muito dinâmica”, disse Riedel.

O recurso para a aquisição dos kits foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira, que destinou R$ 1,5 milhão à Fundesporte, para aquisição de dos materiais esportivos para as escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado.

“A vinda desses materiais ajuda a motivar ainda mais os professores, que vão passar a trabalhar com equipamentos novos, e também os alunos, que praticarão o esporte de sua preferência com qualidade”, disse Reinaldo José Schmidt, diretor da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado.

Os kits esportivos são compostos por bolas de basquete, vôlei, handebol, futebol e futebol de salão, kit de badminton, kit de tênis de mesa, capacete de ciclismo, sacos para armazenamento de materiais, redes de vôlei, futebol, futsal e basquete, e bolas de borracha para treinamento.

"O Prodesc foi criado em 2015 e é referência no país, transformou o desporto escolar aqui no Estado. Hoje, temos campeões brasileiros e mundiais que saíram da escola, graças ao programa, que tem essa característica de inclusão social e também de revelar talentos. Essa entrega, vai fazer toda a diferença para dar ainda mais qualidade ao programa, que já transforma vidas em Mato Grosso do Sul”, afirmou Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania.

Para os atletas do time de vôlei da escola, os novos equipamentos vão ajudar a melhorar o desempenho da equipe. "A nossa escola é muito forte no vôlei e esse material será muito importante. Incentiva a inclusão principalmente daqueles estudantes do tempo integral, que passam o dia na escola e têm a oportunidade de fazer esporte. Ter esse programa na escola é muito bom, porque a gente se diverte, aprende um esporte, tudo isso aliado aos estudos", disse a aluna do 2° ano do ensino médio, Ana Beatriz Widal, 16 anos.

Atleta da mesma modalidade, Júlia Romano, 16 anos, treina vôlei desde 2022 e está ansiosa para usar as novas bolas. “Nosso time é referência. Eu treino desde do ano passado e quando terminou a reforma da escola e voltamos para o prédio todo novinho, com a quadra maravilhosa que temos, aumentou bastante o número de alunos treinando. Já queremos usar tudo novo no próximo treino”.

“Com o material melhor, vamos aprimorar nosso treino, e com isso teremos melhores resultados. Amamos jogar vôlei, então é ótimo que tenha investimento”, afirmou Kenzo Fujimoto, 16 anos.

A escola tem 380 alunos, em período integral, do 6° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. O professor de educação física Marcos Willian de Brito pontua que a melhoria dos equipamentos auxilia nos treinos específicos e prática cotidiana de esportes de todas as turmas.

“O incentivo aos esportes na escola é muito forte, e contribui muito para os alunos que ficam o dia todo. Os novos equipamentos ajudam na prática base, e também no treinamento específico de tênis de mesa, badminton e vôlei”, disse Marcos.

"Como profissional de Educação Física, eu sei o quanto é essencial trabalhar com material de qualidade. Não tem sensação melhor para o atleta e professor chegar no treino e ter bolas novinhas para as atividades. Então, esses kits dão dignidade e fortalecem ainda mais o desenvolvimento do Prodesc", afirmou o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

 

O Prodesc é um programa desenvolvido e coordenado pela Fundesporte junto ao NESP (Núcleo de Esportes) da SED (Secretaria de Estado de Educação). O objetivo é promover a formação e desenvolvimento esportivo dos estudantes-atletas da Rede Estadual de Ensino, oferecendo suporte para treinamento especializado aos estudantes, e também identificar potenciais talentos esportivos.

O treinamento desportivo é realizado no contraturno das aulas dos estudantes e também tem a finalidade de identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas. No Estado, são 1,5 mil projetos aprovados, de mais de 700 professores, que atendem aproximadamente 30 mil alunos, de 311 escolas, de 74 municípios. Ao todo, são 24 modalidades esportivas ofertadas (convencionais e paralímpicas), individuais e coletivas.

 



› FONTE: Portal MS