A parceria do município com Sest (Serviço Social do Transporte)/Senat( Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) foi defendida pelo vereador Everton Romero (PSDB) junto ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), com cópia ao diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Flávio Gomes da Silva Filho, por meio do Oficio de nº 017/2023 (Gabinete) apresentado em plenário.
De acordo com o parlamentar, a medida irá permitir a capacitação de todos os profissionais que atuam como condutores de passageiros, ou seja, mototaxistas, taxistas e motoristas de vans de transporte escolar.
Além disso, acrescenta, essa parceria tem por objetivo ofertar um curso àqueles que desejam iniciar na profissão, assim como, no processo de atualização dos profissionais que já atuam na função, mas que se encontram com o curso válido por cinco anos (vencido ou por vencer).
Conforme esclarece o vereador, as realizações desses cursos se constituem como requisitos para que todos os condutores, autorizatários e auxiliares dos serviços de mototáxi e táxi que já atuam ou pretendem atuar na área, possam renovar as licenças individuais a fim de buscar conhecimento, padronização de ações e, consequentemente, atitude de segurança no trânsito.
Ele ressalta, no entanto, que essa medida não é uma exigência somente da Prefeitura para liberação do alvará, mas uma homologação do Detran-MS, tendo em vista a necessidade de se adequar às leis e normas para atuação das categorias.
“Essa parceria considero uma grande oportunidade para os munícipes adquirirem crescimento profissional, novas habilidades, bem como, ampliar perspectivas de carreira”, comenta.
› FONTE: Ascom CMA