Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

ALEMS reconhece trabalho voluntário e transformador dos Desbravadores e Aventureiros

Publicado em 29/09/2023 Editoria: Política


Parlamento enfatiza trabalho voluntário realizado para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social
 
Em sessão solene nesta noite (28), realizada no Palácio Guaicurus, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) entregou a Comenda e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo a participantes e pioneiros dos Clubes de Desbravadores e Aventureiros do Estado. Durante o evento, proposto pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), em conjunto com o presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Estado de Mato Grosso do Sul, pastor Evaldo de Souza Oliveira, foram homenageadas 33 pessoas consideradas pioneiras e que prestam ou prestaram relevantes serviços à comunidade por meio das ações dos clubes.
 
Proponente deputado Renato Câmara foi homenageado
 
Conforme Renato Câmara a homenagem reconhece a importância do voluntariado e as ações sociais realizadas pelos clubes. “Nós temos um convívio e um acesso ao trabalho dos desbravadores e dos aventureiros já de longa data. Primeiro, que é um clube que pratica a solidariedade e o voluntariado, buscando que os nossos jovens e as nossas crianças possam despertar essa visão e essa vontade de praticar o bem ao próximo”, enfatizou Renato Câmara. O parlamentar é o autor da Lei 5.109/2017, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Dia dos Desbravadores, comemorado, anualmente, em todo terceiro sábado do mês de setembro. “Há tempos tenho acompanhado o trabalho de todo esse clube e, através do nosso mandato, criamos a data para homenagear os desbravadores que, em cada recanto do nosso Estado, estão sempre prontos a ajudar a fazer esse voluntariado. Nós criamos a Medalha porque dá um sentido nesse trabalho e quando você reconhece há o estímulo para as organizações e a busca por ser melhor. Então a Assembleia Legislativa tem também esse objetivo, além de fazer leis, de buscar investimentos, aumentar o orçamento para os municípios, nós temos sempre que valorizar as pessoas que estão no nosso Estado contribuindo, trabalhando e fazendo a diferença”, pontuou o deputado.
 
Para abertura da solenidade o Hino Nacional foi executado pela Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande. Em seguida foram cantados os Hinos dos Desbravadores e Aventureiros pelos membros dos clubes presentes. Além das declarações dos ideais dos clubes, foi exibido um vídeo institucional e crianças do Clube de Aventureiros “Turminha do Pantanal” apresentaram a música “Uma Aventura no Céu”, de Myson Charly.
 
De acordo com o presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Estado de Mato Grosso do Sul, pastor Evaldo de Souza Oliveira, atualmente no Estado são 24.141 membros espalhados em 280 igrejas. “Hoje no Estado temos 139 clubes, com 4.313 desbravadores somente em Campo Grande 53 clubes perfazendo um total de 2.784 desbravadores. Os Clubes de Aventureiros são 84, com 2.484 integrantes em todo o Estado e na capital são 31 clubes de Aventureiros. Atualmente temos oito unidades escolares, sendo três aqui na capital e cinco em cidades do interior. Nós temos quase cinco mil alunos nessas unidades e é onde trabalhamos muito forte essa questão de preparar as crianças para que, de fato, passem nos vestibulares e tenham uma profissão. Preparamos para que sejam homens e mulheres de bem e que sirvam à sociedade e possam ajudar o Brasil a crescer e a se desenvolver cada vez mais. Trabalhamos as questões física, espiritual, moral e do respeito à pátria e aos símbolos do Brasil. Realizamos um conjunto de atividades e independente de religião, para que eles se tornem pessoas que possam influenciar e abençoar a vida de outras pessoas não só em Mato Grosso do Sul, mas onde estiver um desbravador ou um aventureiro”, ressaltou.
 
O líder do Desbravadores Aventureiros de Mato Grosso do Sul, Rafael Feldberg de Melo comentou que “o evento é muito importante porque homenageia um grupo muito especial, que trabalha com crianças, juvenis e adolescentes, tirando deles alguns malefícios como a violência, droga, prostituição, entre outros, e entregando para a sociedade melhores adultos e cidadãos. E eu vejo que esse momento valoriza líderes que se dispõem de forma voluntária a trabalhar com essa turma. Além de terem outras funções que executam semanalmente, esta turma está de domingo após domingo,sábado após sábado entregando a sua vida, seus dons e seus talentos para preparar uma sociedade melhor e para preparar a volta de Jesus. Em nome do ministério dos desbravadores, minha gratidão por tudo o que vocês representam para a Igreja Adventista, para esta sociedade e para as crianças". 
 
Em nome dos homenageados, a diretora do Clube de Desbravadores Amigos do Rei, Elenise Roldan Melgarejo, destacou a representatividade das honrarias. “Nós nos sentimos homenageados, reconhecidos e valorizados porque o nosso trabalho é um trabalho voluntariado. Então, tudo o que nós fazemos é sem custos, nós não cobramos nada e não ganhamos nada, a não ser a alegria de ver as crianças crescendo e se desenvolvendo. Então receber essa homenagem dessa Casa de Leis, pra nós, é extremamente importante”, reforçou. Em relação à honraria entregue também ao deputado Renato Câmara, a diretora destaca: “Aumenta a nossa gratidão com essa casa e com os parlamentares, por todos os clubes e líderes que são indiretamente homenageados também”, comentou Elenise Roldan Melgarejo.
 
Comenda instituída pela Resolução 21/2023
 
Resolução
 
A Resolução 21/2023 que cria a homenagem foi publicada em 24/08/2023 pela Mesa Diretora no Diário Oficial (página 3) do Parlamento Estadual. As honrarias são conferidas para homenagear pessoas físicas notoriamente consideradas pioneiras, que tenham prestado ou prestam relevantes serviços à comunidade por meio das ações dos clubes de Desbravadores e Aventureiros.
 
Mesa
 
Além do primeiro vice presidente da ALEMS, deputado Renato Câmara, compuseram a mesa o presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Estado de Mato Grosso do Sul, pastor Evaldo de Souza Oliveira, o Líder de Desbravadores e Aventureiros no Mato Grosso do Sul, pastor Rafael Felberg de Melo, o representante dos Desbravadores, Pedro Henrique Fernandes de Oliveira, do Clube Águias Negras e a representante dos Aventureiros, Júlia Lima de Souza, do Clube Alphard Kids.
 
Homenageados
 
Agnaldo José dos Santos, Amanda da Cruz Vitorino, Anilson Seemund Soares, Aurora Dias Barboza, Chrystian Toigo, Cleide Castro dos Santos Caravina, Davidson Matos do Sacramento, Eduardo Minare Higa, Elenise Roldan Melgarejo, Eslem Lima Furtado de Souza, Evaldo de Souza Oliveira, Evanildo da Silva, Giovanna Moura Dutra, Ilson Barboza da Silva, Jaime da Silva, Jaine Erica Silva Gama, Lethicia Farias Nunes, Luciano Pereira, Luciene Pinto Carvalho Almeida, Marcelo Domingos Praeiro, Márcia Cristina Knapik, Marluce Lima Ferreira, Marly Barbosa Ferreira de Souza, Nair Moura do Espírito Santo Cabreira, Ozana José de Souza, Rafael Felberg de Melo, Renan Lucas Ponciano da Cruz, Rosângela da Silva Rodrigues de Souza, Rosangela Maria dos Santos, Rosemeire Cordeiro da Silva Khan, Sílvio Pinheiro, Tânia Regina dos Santos Godoy Corrêa, Sidney Augusto Silveira (em memória), Esdras Fernandes Ribeiro e Deputado Renato Câmara.
 
Crianças e Adolescentes cantaram “Uma Aventura no Céu”
 
Fundado nos Estados Unidos em 1950, o movimento dos Desbravadores tem se espalhado globalmente e tem como objetivo principal incentivar o crescimento holístico dos jovens, enfatizando valores como liderança, responsabilidade, serviço comunitário, habilidades ao ar livre e fé religiosa. Os Desbravadores são uma organização internacional em mais de 190 países, com 95 mil sedes e mais de 2 milhões de participantes. Em mato Grosso do Sul atualmente são mais de dois mil membros.
 
A filosofia dos Desbravadores se baseia em uma série de valores, incluindo a ênfase no respeito à autoridade, na bondade, na responsabilidade, na integridade e na dedicação a Deus. Embora os Desbravadores tenham raízes adventistas do sétimo dia e incluam o estudo da Bíblia em seu programa, eles são abertos a jovens de diferentes origens religiosas e culturais.
 
O Clube de Aventureiros é um ministério da Igreja Adventista do Sétimo Dia inserido no projeto do Clube de Desbravadores, voltado às crianças com idade entre 6 e 9 anos. As atividades são realizadas para que igreja, lar e escola se unam para ajudar as crianças a crescerem alegremente em "sabedoria, estatura e graça para com Deus e os homens", independente de sua classe social, raça, cor ou religião. As classes dos aventureiros são: Abelinhas Laboriosas (6 anos), Luminares (7 anos), Edificadores (8 anos) e Mãos Ajudadoras (9 anos).
 


› FONTE: AL MS