Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Renato Câmara pede campanha visando impedir o milho guaxo nas lavouras

Publicado em 10/10/2023 Editoria: Política


O deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou, durante a sessão plenária, Indicação ao governador do Estado Eduardo Riedel e ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, solicitando a criação de uma campanha de conscientização para levar informação e ensinar a manejar os enfezamentos do milho em lavouras de todas as regiões de MS.
 
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) justifica que no dia onze de julho deste ano, foi realizada na ALEMS uma audiência pública com o tema: “A IMPORTÂNCIA DA ELIMINAÇÃO DO MILHO GUAXO NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO MS", que contou com a participação de diversas instituições de renome no âmbito agrícola e ambiental, dentre as quais, a Semadesc, o Sindicato Rural de Dourados, a Fundação MS, a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), e muitos outros representantes e especialistas.
 
“Ficou evidente, no transcorrer da audiência, a urgente necessidade de ações que proporcionem a difusão de informações aos produtores visando a adoção de práticas eficazes para o manejo dos enfezamentos do milho. Esta é uma questão crucial para a saúde da produção agrícola do nosso Estado e para a economia associada a ela”, destaca Renato.
 
Segundo o ‘Deputado do Agro’, a questão da comunicação, principalmente em tempos de avanço tecnológico e redes sociais, é fundamental para levar informações precisas e práticas ao produtor. “Portanto, urge a necessidade de se valer das redes sociais, redes físicas, sindicatos, associações e demais canais de comunicação para promover seminários, treinamentos e campanhas com a participação ativa do governo do Estado. A Aeagran, a Aeams e outros parceiros já se manifestaram dispostos a colaborarem neste intento”, acrescentou.
 
Renato Câmara lembrou que estão sendo realizadas conferências da agricultura por todo o Estado, que podem servir como fórum de discussão e disseminação dessas informações. “Além disso, os sindicatos têm programações regulares e podem priorizar essa discussão. Assim, solicitamos a criação dessa campanha de conscientização para que possamos garantir a saúde da produção agrícola, protegendo-a de ameaças como o enfezamento do milho e promovendo uma agricultura mais sustentável, produtiva e, sobretudo, com qualidade, sem a presença do milho guaxo”, sugeriu o parlamentar.
 


› FONTE: Assessoria