Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Confira as dicas para quem vai pegar a estrada neste feriadão

Publicado em 11/10/2023 Editoria: Trânsito


Feriado prolongado em outubro sinônimo de período propício para viagem com a família. Porém, antes é preciso que haja planejamento para evitar contratempos e, os que vão sair de casa de carro, tenha cuidados básicos para ficar longe de problemas e acidentes.
 
Além de estar com a documentação do veículo regular, é importante que os condutores mantenham a manutenção do carro, moto ou camionete em dia. É fundamental planejar a viagem buscando evitar, na medida do possível, os horários de maior fluxo de veículos e estar atento às condições mecânicas do veículo.
 
Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco do motorista de cometer erros, portanto é recomendável que a cada três ou quatro horas de viagem, se faça uma pausa para descanso ou o revezamento da direção do veículo.
 
O uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças é imprescindível – esses equipamentos podem fazer a diferença em caso de acidente.
 
Confira abaixo mais dicas:
 
Manutenção está em dia
 
Lembre-se de fazer a manutenção periódica do veículo e substituir as peças no tempo correto, mantendo os sistemas alinhados. Isso previne que o carro tenha problemas durante a utilização.
 
Fluídos de freio
 
Nunca pegue a estrada sem verificar as condições do freio. O fluído precisa estar no nível adequado e, se for constatado algum vazamento ou que o nível está baixo, é essencial fazer a reposição do fluído imediatamente.
 
Pneus, os faróis e as setas
 
Verifique a pressão correta dos pneus e lembre-se de que existe uma calibragem específica para cada marca e modelo. Confira se os faróis e as setas estão funcionando corretamente, para a segurança sua e dos demais condutores.
 
Água e ao óleo
 
Não pegue a estrada sem verificar os níveis da água e do óleo do carro. Se identificar marcas de vazamento, faça o reparo antes de iniciar a viagem. O óleo precisa estar no nível correto para que o motor funcione adequadamente. Já a água é a responsável por resfriar o motor e, por isso, deve ser mantida no nível indicado.
 
Excesso de peso
 
Leia o manual de instruções do veículo para não exceder o peso máximo indicado pela montadora. Quanto mais pesado o carro estiver, mais combustível ele gasta. Além disso, os pneus podem não responder da maneira correta durante as manobras.
 


› FONTE: Portal MS