Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Articulação em Aquidauana visa conquistar de curso de enfermagem na UFMS

Publicado em 25/10/2023 Editoria: Educação


Prefeito Odilon, Douglas Figueiredo e direção da UFMS se mobilizam para abertura do Curso de Enfermagem
 
Depois de abrir o curso presencial e público de Direito em Aquidauana, os aquidauanenses e anastacianos almejam outro sonho, em especial, os jovens e seus familiares, desejando a abertura de novos cursos universitários, principalmente, na área da saúde e do agro.
 
Cientes dessa demanda da população e da importância que tem um curso superior público novo para cidade, na manhã de hoje, 25, o prefeito Odilon Ribeiro se reuniu com o ex-prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, com a diretora do campus local da UFMS, Prof. Drª. Ana Graziele Lourenço Toledo e o Prof. Dr. Gustavo da Silva, coordenador local do curso de Geografia, para tratarem da elaboração do projeto para abertura do Curso de Enfermagem, no campus da UFMS de Aquidauana.
 
Durante a reunião, eles também conversaram virtualmente com o deputado federal Vander Loubet, que passa a somar nessa batalha para a implantação do curso de Enfermagem na UFMS de Aquidauana.
 
O prefeito Odilon lembrou que assim como lutou e foi atrás, “buscando apoio e parcerias para abrir o curso de Direito na UEMS, agora vamos mais uma vez travar outra batalha para trazer Enfermagem. Não é um investimento barato, mas é muito especial e necessário para nossa região ter esse curso”.
 
Segundo justificou o prefeito Odilon Ribeiro, “Aquidauana suporta e merece ter esse curso presencial e público. Somando as duas cidades, temos 4 hospitais, mais de 80 mil habitantes, dezenas de ESFs e clínicas, então tem demanda de alunos, tem suporte para estágio e mercado de trabalho para quem se formar. E, claro, o mais importante, temos um deputado federal amigo e conhecedor da nossa realidade, disposto a ajudar, que é Vander Loubet, vai entrar com a gente nessa luta”.
 
Na oportunidade, o ex-prefeito Douglas Figueiredo confirmou que para os próximos dias, estará agendando uma reunião presencial com o deputado Vander Loubet e a reitoria da UFMS, para que possam apresentar o projeto de abertura do curso.
 
“Não temos dúvidas de que esse projeto pode dar certo. O deputado Vander Loubet tem uma ótima relação com a Bancada Federal e a Presidência, ele pode e tem força para isso, para levar esse sonho de Aquidauana e Anastácio à diante”, afirmou Douglas Figueiredo.
 
O campus de Aquidauana tem 53 anos, tem uma base alicerçada na oferta de vários cursos na área de educação, focados na formação de professores. Porém, com o passar dos anos, a demanda por novos cursos, especialmente, na área de saúde, tem sido um pedido frequente da população.
 
Tanto é que, conforme informou a diretora Ana Graziele, em recente pesquisa da UFMS na comunidade, destacou-se o desejo da população em ter novos cursos no campus local, sendo “Enfermagem” um desses cursos principais.
 
“Esse curso já é um desejo apontado pela população, é um alvo que queremos alcançar e, agora, vemos também que tem a vontade política e de gestão do município querendo o mesmo objetivo. Isso motiva e alegra a gente. O nosso Campus reconhece essa necessidade de ter enfermagem aqui”, afirmou a diretora Ana Graziele, durante a reunião.
 
“O campus da UFMS de Aquidauana é grande, pavimentei todas as ruas ao entorno dele, tem uma equipe de professores excelente e bons cursos, mas, tá na hora de crescer. Precisamos de algo maior, algo do tamanho da nossa cidade, da UFMS, que é uma potência e a nossa cidade vai explodir como polo educacional da região. A semente foi lançada e agora vamos atrás para conquistar esse sonho!”, finalizou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
O curso superior de Enfermagem é integral, com duração de 5 anos, para ser ofertado demanda um corpo docente de cerca de pouco mais de 26 professores, laboratórios de anatomia, microscopia, ensino e informática.
 


› FONTE: Agecom