Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Alunas do IFMS de Aquidauana apresentam o projeto IARA no RS

Publicado em 28/10/2023 Editoria: Educação


Foto rede social

Foto rede social

Estudantes do IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana estão participando de um projeto considerado importante e inovador, denominado ‘Projeto IARA’ voltado os problemas de enchente e inundações do rio Aquidauana ou em outros estados do Brasil .O projeto está sendo apresentado em uma Feira de Ciências no Rio Grande do Sul.
 
As alunas envolvidas no projeto são Maria Eduarda Pereira Dau de Lima, Julia Figueiredo Silva, Marcella Hernandes de Souza, tendo como orientador Sidney Roberto de Souza e representam a Instituição Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Aquidauana.
 
Resumo do projeto
 
A previsão de cheias é um dos principais desafios na segurança hídrica no Brasil que apresenta escassez de dados hidrometeorológicos.
 
 
Este projeto irá desenvolver uma estrutura composta por vários componentes, incluindo processamento de dados, modelos de inundação baseados em aprendizado de máquina, avaliação de risco e um sistema de alerta de inundação que emite alertas para a região afetada.
 
 
Serão utilizados dados da Agência Nacional das Águas (ANA), no primeiro estágio, juntamente com os dados de precipitação derivados de satélite das Recuperações Multi-satélite Integradas, sendo assim corrigidos e pré-processados.
 
 
A Inteligência Artificial tem se mostrado uma forma rápida, fácil e eficaz de alertar as pessoas e as autoridades sobre o perigo iminente e que tem fácil adaptação para qualquer bacia hidrográfica do mundo, o que faz nosso aplicativo escalável.
 
 
Na modelagem utilizando Inteligência Artificial serão responsáveis por computar os dados previstos do nível do rio no destino escolhido, sendo os primeiros testes utilizando com redes Long Short-Term Memory (LSTM) e posteriormente com modelo Linear. Os modelos de previsão de estágio foram treinados e validados com dados históricos da ANA acima de 15 anos usando um esquema de validação cruzada.
 
 
Os primeiros testes apresentaram para 1 dia de previsão um erro de 26 cm e R2 de 0,88, mostrando que os valores medidos e preditos apresentam alta significância. Será construído um aplicativo, emitindo alertas de inundação, sendo disponibilizados para as agências relevantes e para ao público em geral, sendo uma previsão de 6 dias para a sociedade civil.
 
 
Para empresas especializadas, tal como hidrelétricas, empresas de infraestrutura e indústria, será fornecido uma previsão de até 40 dias por meio de contratação deste serviço. Palavras-chave: Deep Learning, Previsão de Cota, Inundação Ciências Exatas e da Terra – Ciência da Computação. Com informações: virtual.mostratec.com.br
 
 
Assista ao vídeo...
 
 
 


› FONTE: Com informações Virtual.Mostratec