Saúde de Aquidauana começa mês em reunião com médicos e enfermeiros
Publicado em 02/11/2023
Editoria: Saúde
Médicos e enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Aquidauana, começaram novembro com uma importante capacitação realizada pela Prefeitura Municipal de Aquidauana, via Secretaria de Saúde e Saneamento Básico (SESAU).
A secretária de Saúde, Patricia Panachuki, participou da capacitação e agradeceu a presença das equipes, bem como, parabenizou as equipes.
"Quero parabenizar vocês pelo excelente trabalho realizado especialmente neste mês de outubro, quando falamos sobre o Outubro Rosa. Vocês foram maravilhosos, obrigada pela dedicação e carinho com que trataram e conduziram a ação. Espero que agora neste mês a gente possa também ter o mesmo alcance para falar do Novembro Azul”, completou a secretária Patrícia.
Antes de iniciar a capacitação o vereador de Aquidauana, Clériton Alvarenga, fez um convite e conclamou às equipes das ESFs. “Precisamos filtrar futuros atletas idosos, acima de 60 anos, realizar competição municipal, para posteriormente participarem dos Jogos Estaduais da Terceira Idade. Assim conto com a colaboração de vocês da SESAU para junto com a FEMA, buscarmos esses potenciais atletas entre os idosos que vocês atendem”, explicou o vereador Clériton.
Ministrada pelo urologista Guilherme Maffei, a capacitação teve como tema “Novembro Azul: Homem também se cuida”, ele pontuou a importância e como abordar esse tema com pacientes, haja vista, a resistência dos mesmos para fazer o exame da próstata.
“O câncer de próstata é silencioso e o paciente não apresenta sintomas, porém já na fase mais avançada pode sentir dor ou dificuldade para urinar, sangramento na urina, perda de peso e dor nos ossos na fase mais avançada”, alertou o especialista Dr. Guilherme.
Ainda falando aos colegas de profissão, Dr. Guilherme explicou que o tratamento é dividido em três principais frentes: observação em casos de câncer de baixo risco e no início; cirurgia de retirada completa da próstata que pode ser aberta convencional laparoscópica ou robótica e radioterapia que é o uso da radiação no tumor.
Por fim, o urologista lembrou que o SUS conta com uma rede para tratamento, composta de cirurgiões especializados em oncologia, uro oncologia e radioterapia.
Também se fizeram presente na capacitação, a equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Anastácio e Aquidauana (RFCCAA), que ao longo do mês de outubro em parceria com a Secretaria de Assistência Social trabalhou a campanha “Outubro Rosa”. Agora, também realizarão ações alusivas ao “Novembro Azul”.
› FONTE: Agecom