Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Renato defende o setor da mandiocultura e sugere agroindústrias em MS

Publicado em 05/11/2023 Editoria: Região


O deputado estadual Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) participou na sede do Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer), em Campo Grande, do Dia de Campo “O Cultivo da Mandioca de Mesa em MS”, onde colocou seu mandato à disposição em apoio a todos os produtores de mandioca de MS.
 
Engenheiro agrônomo por profissão, Renato Câmara fez questão de marcar presença no evento por ter a clara convicção da importância da mandioca para o produtor rural. “Este é o porto seguro. Quando tudo falhar nós temos o coringa na mão, que é a produção da mandioca. Mas, para valorizar o setor, o produtor tem que ter o local de entrega, por isso, são necessárias mais agroindústrias, de descascar, congelar, ter a farinheira, e é neste sentido que estamos atuando, cobrando que recursos públicos sejam destinados para este fim”, afirmou Renato em seu discurso.
 
O ‘Deputado do Agro’ observou que as variedades estão evoluindo, estão melhorando, mas, para ter a estabilidade de preço é fundamental pensar na transformação da produção. “Antes, a venda era in natura, da fécula ou da farinha tradicional. Hoje, o consumo é muito maior. Temos como exemplo a tapioca que veio com tudo porque é alimento que não contém glúten. Então, estamos discutindo com o presidente da Agraer, Washington e com o Humberto, colocar recursos pesados, para que o produtor possa comandar do plantio ao produto final, visando vender com valor agregado e, sobretudo, ter mais renda”, defendeu Renato.
 
Em entrevista à imprensa, o parlamentar voltou a destacar a importância do apoio técnico, acrescentando que também através das novas tecnologias de produção é que será possível fortalecer a cadeia produtiva da mandioca. “Este Dia de Campo, onde a Agraer e o Cepaer por ação dos pesquisadores, técnicos e extensionistas apresentam novas e mais resistentes cultivares, é de extrema importância no desenvolvimento tecnológico da cadeia produtiva da mandioca no Estado, porque garante acesso aos produtores às novas variedades que permitem aumentar a produção e, sobretudo, se manterem na atividade. Por isso, parabenizamos a Agraer e Cepaer na condução deste trabalho”, afirmou.
 
Por último, Renato Câmara enfatizou estar utilizando o seu mandato e a experiência como agrônomo, para, cada vez mais, apoiar e incentivar a produção agropecuária no Estado de Mato Grosso do Sul, oferecendo respaldo aos produtores dos diversos segmentos a garantirem maior rentabilidade às suas atividades.
 
“Neste aspecto, têm sido fundamentais as frentes parlamentares da suinocultura, da avicultura, e do leite, todas ligadas ao agronegócio. Adotamos um sistema inovador, exemplo para o Brasil, onde abrimos às participações das entidades, instituições, Governo do Estado, secretarias, departamentos a participarem das Frentes, antes só formadas pelos deputados. Foi assim que ampliamos os debates, deixando as sugestões mais assertivas para a validação das decisões. Estas Frentes têm sido úteis à sociedade e ao Governo do Estado. Temos garantido o espaço de debate, de diálogo, aproximando as políticas públicas com os representantes de cada setor. Estamos à disposição de todos, e no caso da produção de mandioca tenho fé e crença de que este setor é uma das saídas para as crises, pois, é comida na mesa e dinheiro no bolso do produtor”, finalizou Renato.