Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Estado soma 12 cidades com as menores umidades do ar do país

Publicado em 06/11/2023 Editoria: Região


Campo Grande registrou índice de umidade relativa do ar em 14% e foi a 6ª cidade mais baixa do Brasil

Em Mato Grosso do Sul, 12 cidades registraram os menores índices de umidade do ar entre a tarde de ontem (5) até a manhã desta segunda-feira (6). Com base nas últimas 24 horas, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são 13 estações localizadas no Estado que ficaram abaixo dos 20%.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20%, a situação é considerada emergencial.

O menor índice foi registrado em Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul, com 13%. Campo Grande, Amambai e Porto Murtinho tiveram registrado 14% na estatística. A orientação para a população neste caso é evitar exercício físico nos horários mais quentes do dia entre as 10h e 16h.

O Inmet publicou nesta manhã alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar para os 79 municípios. Ele prevê índice de umidade entre 20% e 30% com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. A vigência é até as 20h30 (de MS).

Conforme explicação do meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, a razão para a baixa umidade relativa do ar é uma massa de ar seco que atua no Estado. "Além de reduzir a umidade, ela aumenta a temperatura e deixa o céu com pouca ou nenhuma nebulosidade".


Céu com pouca ou nenhuma nuvem é por conta da atuação da massa de ar seco (Foto: Paulo Francis)
Confira abaixo a lista completa das baixas umidades em Mato Grosso do Sul:

Coxim - 13%
Amambai - 14%
Campo Grande - 14%
Bataguassu - 15%
Jardim - 15%
Nhumirim (Corumbá) - 15%
São Gabriel do Oeste - 15%
Miranda - 16%
Ponta Porã - 16%
Corumbá - 17%
Maracaju - 17%
Rio Brilhante - 17%
Previsão do tempo - A tendência é que seja uma semana de forte calor em todo o Estado. A nova onda de calor deve fazer os termômetros chegarem a 40ºC.  A máxima deve chegar nesta segunda-feira (6) aos 36ºC em Campo Grande. Para terça-feira a máxima prevista é de 38ºC. Na quinta-feira, há possibilidade de pancadas de chuva, freando a temperatura, com máxima de 31ºC, mas a semana pode terminar com calorão de 37ºC. 



› FONTE: CAMPO GRANDE NEWS