Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Social: Geladeira Literária chega à Unidade de Acolhimento de Aquidauana

Publicado em 08/11/2023 Editoria: Cidade


 
A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Estabelecimento Penal de Aquidauana implantaram o projeto “Geladeira Literária”, na Unidade de Acolhimento de Aquidauana, onde ficam crianças e adolescentes em atendimento designado pela justiça, em abrigo temporário.
 
A “Geladeira Literária”, literalmente, é o eletrodoméstico recheado de livros. O objetivo é utilizá-la para promover e influenciar a leitura. Numa parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), Estabelecimento Penal de Aquidauana, Projeto Aromas Sabores e Saberes do Pantanal o Clube dos Desbravadores Adventos do Rei, as geladeiras velhas são reformadas pelos detentos, pintadas, ornamentadas e ganham livros. A Biblioteca Municipal de Aquidauana é parceira da ação. 
 
Na Unidade de Acolhimento, a geladeira ficará aberta para as crianças pegarem os livros, ler e trocar à vontade, há uma diversidade de livros, desde histórias infantis, romances literários às histórias em quadrinhos.
 
Ontem no final da tarde, 07, a secretária de Assistência Social – Josilene Rodrigues, junto com a equipe da Unidade de Acolhimento recebeu a doação da “Geladeira Literária”. Na ocasião, o diretor do Estabelecimento Penal, Cláudio dos Reis Alviço, ministrou uma palestra sobre o trabalho do servidor dentro do Estabelecimento Penal, a importância da vida e das suas ações e consequências.
 
“Hoje, estivemos na casa de acolhimento de Aquidauana, com a presença dos policiais penais e pudemos compartilhar momentos especiais. As crianças nos receberam de forma carinhosa e com muita alegria, tivemos a oportunidade de cantar, brincar e falar sobre presídio, liberdade e livre arbítrio. E, por fim, pudemos contribuir com a Unidade de Acolhimento, doando a Geladeira Literária, que as crianças poderão se divertir na literatura”, detalhou o diretor do EPA, Cláudio Alviço.
 
A AGEPEN desenvolve atividades lideradas por policiais penais do EPA, junto com os detentos, como a implantação de uma horta repleta de verduras e o projeto da Geladeira Literária.
 
Segundo o diretor Cláudio Alviço, pelo Projeto Aromas Sabores e Saberes do Pantanal, “oportuniza aos policiais penais a chance de estar juntos de pessoas especiais e dividir experiência de vida para esses adolescentes e jovens que possa passar por uma reconstrução, a busca de um caminho que hoje é trilhado com carinho, amor e compreensão”.
 
DOAÇÕES - Para aqueles que desejarem fazer doações de livros para compor as próximas “Geladeiras Literárias”, que estão sendo preparadas, os interessados podem procurar diretamente a direção do Estabelecimento Penal de Aquidauana.
 
 


› FONTE: Agecom