Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

PMA vai desenvolver ações de Educação Ambiental em Aquidauana

Publicado em 01/06/2019 Editoria: Região


PMA e Exército vão promover a limpeza do rio em Aquidauana

PMA e Exército vão promover a limpeza do rio em Aquidauana

Policia Militar Ambiental vai promover limpeza do Rio Aquidauana e ações de educação ambiental em vários municipios de Mato Grosso do Sul. Confira...

Em razão do dia 5 de junho, que é o dia Internacional do Meio Ambiente, a Polícia Militar Ambiental, Projeto Florestinha e parceiros, como MS-GAS e prefeituras de vários municípios realizarão diversos trabalhos de Educação Ambiental na Semana do Meio Ambiente (2 a 7) e durante todo o mês na Capital e no Interior.

CAPITAL

(Projeto Florestinha) – Policiais ministram palestras para 60 pessoas, estande com exposição para aproximadamente 1.000 pessoas e as crianças e adolescentes das duas Unidades do Projeto Florestinha da Capital desenvolverão trabalhos de Educação Ambiental para 1.100 alunos, nos períodos matutino e vespertino, nas seguintes escolas:

Dia 3 – Escola Municipal Maria Elise Correa e Escola Municipal Anchieta.

Dia 4 – Escola Municipal Meroni Mionino.

Dia 5 – Escola Estadual Joelina de Almeida Xavier.

Dia 5 – Plantio de Mudas Nativas com funcionários do COMPER, na área do Centro de Educação Ambiental Florestinha CEA/FLORESTINHA, no parque Cônsul Assaf Trad (14h30).

Dia 5 – Palestra para integrante do Rotary Club - 19h00 – No Rotary (Tenente Coronel Ednilson Queiroz).

Dia 6 - Escola Municipal Nelson de Souza Pinheiro.

Dia 7 – Instalação do estande com animais taxidermizados, com armadilhas de caça, petrechos de pesca ilegais e materiais de outros temas como recursos hídricos, energia, desmatamentos e resíduos sólidos.

PROJETO FLORESTINHA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTINUADA

Os trabalhos de Educação Ambiental são desenvolvidos no formato de oficinas temáticas. São elas:

1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

4.  Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

5.  Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Os trabalhos de Educação Ambiental da PMA são permanentes e não somente nas semanas comemorativas. Na Capital e Interior são atendidos em média 15.00 alunos por ano. Em 2016 foram atendidos 21.705 alunos e, em 2018, foram atendidos 40.715 e, em 2019, 16.662 alunos de escolas da Capital e Interior.

PALESTRA DO COMANDANTE DA PMA EM ENCONTRO EM SÃO PAULO COM PRESENÇA DE MINISTRO DE MEIO AMBIENTE.

Dia 4 e 5 – O Comandante da Polícia Militar Ambiental estará no Encontro Nacional das Polícias Militares Ambientais, com presença do Ministro de Meio Ambiente Ricardo Salles. Na ocasião, o Comandante realizará palestra sobre o enfrentamento dos problemas ambientais pela Polícia Militar Ambiental, em Mato Grosso do Sul.

INTERIOR (Projeto Florestinha da Capital)

BATAGUASSU – Durante a semana (2 a 7), uma equipe do Projeto Florestinha da Capital e Policiais Militares Ambientais de Bataguassu atenderão, com as oficinas de Educação Ambiental, a aproximadamente 1.200 alunos de escolas do município. Serão atendidas as escolas: Marechal Rondon, Manoel da Costa Lima, Maria da Conceição na cidade e Pedro Domingues e Ladislau Deack, no Distrito de Nova Porto XV.

PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE DOURADOS

Policiais Militares Ambientais de Dourados realizarão Educação Ambiental no município e em Maracaju, bem como recebendo alunos do município de Fátima do Sul, com atendimento de aproximadamente 900 alunos e pessoas da comunidade. Atividades a serem realizadas no pelotão: visitação do museu de animais taxidermizados, palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente e trilha ecológica no parque Arnulpho Fioravante.

Dia 1 - 8h00: alunos do projeto Bom de Bola Bom de Escola de Fátima do Sul.

Dia 3 - 8h00: colégio Delphos Dourados.

Dia 3 - 14h00: colégio Delphos Dourados.

Dia 4 - 13h00: projeto florestinha +1: cada aluno poderá trazer um convidado - 62 crianças e adolescentes

Dia 5 - 8h00: (atividade remarcada para o dia 10 a pedido da prefeitura de Maracaju) participação do projeto florestinha na semana do meio ambiente do município (todos alunos das escolas locais)

Dia 06 - 13h - oficina de arte com materiais recicláveis projeto florestinha de Dourados.

Dia 07 - 8h00 às 17h00: Palestra no Instituto Federal - IFMS.

Dia 09 – Palestra para pais e familiares dos alunos do projeto florestinha.

PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE AQUIDAUANA

Dia 4 e 5 - Policiais Militares Ambientais de Aquidauana realizarão Educação Ambiental na escola municipal Erso Gomes e no Instituto Federal, com atendimento de aproximadamente 500 alunos e 100 pessoas em limpeza de rio.

Dia 4 – Em parceria com o Exército Brasileiro será realizada a limpeza do rio Aquidauana, com saída às 8h00, do porto do Exército e a limpeza executada até a ponte nova.

GRUPAMENTO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE BATAYPORÃ

NOVA ANDRADINA – Policiais Militares Ambientais de Batayporã realizarão no dia 3, palestra no Colégio Marechal Rondon para 140 alunos, nos períodos matutino e vespertino.

Dia 5 e 6 – Será montado estande sobre os trabalhos da Polícia Militar Ambiental no ginásio de esportes na feira de geociências, com público estimado de 1.000 pessoas.

GRUPAMENTO DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE APARECIDA DO TABOADO

Dia 4 - A Polícia Militar Ambiental de Aparecida do Taboado desenvolverá palestras para escolas municipais, atendendo a aproximadamente 270 alunos e 400 pessoas da comunidade.

Dia 5 – Os Policiais participam de plantio e distribuição de mudas nativas e frutíferas pela cidade, em parceria com a Prefeitura local.

GRUPAMENTO DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE AMAMBAI

Dia 5 - O Comandante do Grupamento da Polícia Militar Ambiental de Amambai ministra palestra na Câmara de Vereadores da cidade, às 8h30, para aproximadamente 150 pessoas.

GRUPAMENTO DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE MUNDO NOVO

MUNDO NOVO E SETE QUEDAS

A Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo desenvolverá palestras para escolas municipais de Mundo Novo e Sete Quedas, atendendo a aproximadamente 900 alunos.

Dia 03 - 8h00: Palestra na APAE.

Dia 03 - 13h00: escola Mickey.

Dia 04 - 08h: escola Carlos chagas.

Dia 04 – 15h30: escola Carlos chagas. 

Dia 05 - 08h00: escola Terezinha Mendonça - 13h: escola Iolanda Ally.

Dia 06 - 08h00: escolas de Sete Quedas.

PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE MIRANDA

Policiais Militares Ambientais de Miranda realizarão palestra em escolas da cidade, escolas de Bodoquena e montagem do estande em ambos os municípios, atendendo um total de 3.000 alunos e pessoas da comunidade. Também serão atendidas escolas indígenas.

Dia 3 - das 08h00 às 11h00 - Escola Adventista.

Dia 4- das 20h00h às 21h00 - Escola Estadual Caetano Pinto.

Dia 5 – 08h00 às 17h00 - Estande com exposição de animais taxidermizados - Praça central de Miranda.

Dia 6 - das 14h00 às 19h00 - Feira do produtor em Bodoquena-MS.

GRUPAMENTO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE SÃO GABRIEL DO OESTE

Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste realizarão palestra na Escola Agrícola Municipal, atendendo total de 160 alunos.

GRUPAMENTO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE ANAURILÂNDIA

Policiais Militares Ambientais de Anaurilândia realizarão palestra na Escola Maria José na cidade, atendendo total de 120 alunos. 



› FONTE: pma