Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Equipe das ESF’s Nova Aquidauana e Pinheiro realizam palestras

Publicado em 23/11/2023 Editoria: Saúde


A quarta-feira (22), nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) da Nova Aquidauana e Vila Pinheiro, foi voltada para a campanha “Novembro Azul”. Em nível nacional a campanha trata a saúde do homem, com ênfase no câncer de próstata.
 
E assim, a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento Básico (SESAU), vem trabalhando a conscientização e importância de os homens manterem em dia seus exames.
 
A ação na ESF Nova Aquidauana aconteceu pela manhã, com palestra ministrada pelo enfermeiro Elton Leal dos Santos e complementada pela equipe multidisciplinar. Na ocasião, a  assistente social, Cecilia Mussi, e o nutricionista, Pedro Henrique falaram aos pacientes, dentre outros assuntos sobre alimentação saudável, prática de exercícios e maneiras de prevenir o câncer.
 
“A alimentação influencia em nossa saúde, seja para o bem ou para o mal, e inclusive, para o aparecimento do câncer da próstata”, ressaltou o nutricionista.
 
Já ao entardecer foi a vez dos pacientes da ESF Pinheiro ouvirem a enfermeira Erika Martins sobre a campanha “Novembro Azul”. A qual enfatizou a importância do momento dedicado ao atendimento dos homens, afirmando que existe bastante resistência na procura por atendimentos preventivos.
 
“O Câncer de Próstata é o câncer mais comum na população masculina acima dos 50 anos, e apesar da grande incidência de mortes por essa causa, ainda há uma taxa baixa de procura de pacientes homens para tratamento e até mesmo prevenção”, destacou a enfermeira Erika.
 
Outro ponto alto da palestra, foi a fala da enfermeira, sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): “é importante alertar a população sobre os riscos de contaminação quando se tem relação sexual sem proteção com trocas de parceiros(as) frequentes, sendo assim, é recomendado a realização de testes rápidos (HIVS, SIFILIS, HEPATITES B E C), de maneira preventiva e sempre que necessário, pois a única maneira de diagnosticar é realizando os exames”.
 
Logo após as palestras os pacientes passaram por consultas médicas, odontológicas, vacinação e realização de testes rápidos.
 


› FONTE: Agecom