Governo de MS vai a Dubai para fortalecer trabalho focado em meta do Carbono Neutro
Publicado em 01/12/2023
Editoria: Brasil
Mato Grosso do Sul inclusivo, próspero, verde e digital. Os quatro pilares da gestão estadual passam direto pelas questões ambientais locais e mundiais - e a principal delas, hoje, é a mudança climática. Diante desse cenário e para promover um alinhamento do trabalho que busca o reconhecido internacional do território estadual como Carbono Neutro até 2030, além de políticas que garantam fontes de financiamento para cumprir essa meta, o governo sul-mato-grossense participa entre sexta (1º) e segunda-feira (4) da COP 28.
Realizada em Dubai, nos Emirados Àrabes Unidos, a COP 28 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas) reúne as principais lideranças mundiais para debater e apontar soluções diante dos problemas enfrentados com as mudanças climáticas. Mato Grosso do Sul participa da discussão com um grupo encabeçado pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
É o secretário de Mato Grosso do Sul quem vai representar na sexta-feira o Estado no painel &39;Governança Multinível para o Fortalecimento da Integração Climática Nacional&39;. Organizada pela Abema, a discussão terá como moderadora a gerente geral de Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Fernando de Noronha, Samanta Della Bella.
Ao lado do titular sul-mato-grossense estarão ainda o vice-governador carioca Thiago Pampolha Gonçalves, o secretário de Meio Ambiente capixaba, Felipe Rigoni Lopes, o subsecretário de Meio Ambiente paulista, Jônatas de Souza Trindade, e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente potiguar, Wener Farkatt Tabosa.
Verruck ainda vai moderar no sábado (2) o painel &39;Financiamento Climático: Mecanismos e oportunidades&39;, organizado pela ICLEI (Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais Dedicados ao Desenvolvimento Sustentável), juntamente com o Consórcio Brasil Verde.
Neste evento, participam como debatedores o governadores de Tocantins, Wanderlei Barbosa, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o presidente do Earth Innovation, Daniel Nepstad. Completam a lista o diretor-executivo de Relações Corporativas e Bens de Consumo da Suzano, Luís Bueno, e o diretor de Soluções Climáticas Naturais e Bioenergia da Mercuria no Brasil, Celso Fiori. No fim do dia, a equipe de Mato Grosso do Sul participa do Encontro Governadores pelo Clima, no Pavilhão do Hub Brasil.
Já segunda-feira, Jaime Verruck será um dos debatedores do painel &39;Financiamento Climático e Mercado de Carbono: Oportunidades e Desafios nos Estados Brasileiros&39;, organizado pelo Consórcio Brasil Verde no Pavilhão do Hub Brasil, do MMA em Dubai.
Participam ao lado do titular da Semadesc dessa mesa redonda Renato Casagrande, Thiago Pampolha Gonçalves, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões de Almeida, e a senadora e relatora do PL do Mercado de Carbono, Leila Barros. No mesmo dia, haverá uma visita à fábrica da BRF na Zona Industrial (Kezad) em Khalifa.
Comitiva de MS
Além de Verruck, também compõem a comitiva o diretor-presidente do Imasul, André Borges, o secretário executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, o coordenador de Regulação, Normas e Negociações Socioambientais, Pedro Mendes Neto, e a assessora internacional do Escritório de Relações Institucionais e Políticas do Mato Grosso do Sul no Distrito Federal, Thaís Bittar.
Acompanha esse grupo na missão ao Oriente Médio o presidente da Aprosoja, André Dobashi. Os integrantes devem permanecer em Dubai até 4 de dezembro, onde participam de painéis e outras agendas e atividades organizadas pelo MRE (Ministério das Relações Exteriores), pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente) e pelo Consórcio Brasil Verde.
› FONTE: Comunicação Governo de MS