Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Já choveu 50% do esperado para o mês e prepare-se: vem mais por aí

Publicado em 06/12/2023 Editoria: Região



Nos primeiros 6 dias, já choveu 119,02 mm (milímetros), ou seja, mais da metade do esperado para todo o mês

 

Em Campo Grande, nos primeiros seis dias de dezembro, já choveu 119,02 mm (milímetros), ou seja, mais da metade do esperado para todo o mês que são de 229 mm. “Tudo indica que esse volume vai ultrapassar. Ainda vem muita chuva”,  disse o meteorologista Natálio Abrahão.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo segue instável nos próximos dias em razão da aproximação de uma nova frente fria. Além disso, a passagem de cavados e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de nuvens e chuvas, com maior destaque entre o período da tarde e da noite.

São esperadas chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo, principalmente para as regiões sul (Ponta Porã), sudoeste (Porto Murtinho) e leste (Anaurilândia) do Estado.


O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou alerta de chuvas intensas para 65 dos 79 municípios com precipitação de até 50 mm (milímetros) por dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

O meteorologista Olívio Bahia explicou que as chuvas devem ser intensas em pouco intervalo de tempo. Às vezes o volume não é tão grande, por exemplo se chover 10 milímetros em 5 minutos pode causar muitos estragos, diferente se  chover o dia inteiro, mas de forma distribuída. “Estamos caminhando para o verão, período de muita chuva mesmo. Choveu pouco em outubro e novembro, começou a chover basicamente agora”.



› FONTE: CAMPO GRANDE NEWS