Mais de 140 expositores apresentaram ao público produtos e destinos para visitação na mostra “Isto é Mato Grosso do Sul”, que compôs a maior feira de turismo rural do Brasil, em Campo Grande
O forte potencial de Mato Grosso do Sul para o ecoturismo, turismo de aventura e de natureza foi o grande destaque da 19ª Ruraltur, realizada pelo Sebrae/MS, neste mês de dezembro. Na Feira Central, em Campo Grande, o público pode conferir de perto destinos para se visitar que ressaltam as belezas naturais do Estado e tornam-se refúgio para descanso e lazer.
Em um dos espaços montados na maior feira de turismo rural do Brasil, a mostra “Isto é Mato Grosso do Sul” reuniu 141 expositores que apresentaram aos visitantes atrativos turísticos de todas as regiões do Estado e produtos locais que ressaltam a cultura e a gastronomia de cada território. Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a iniciativa se fez relevante para dar visibilidade às diversas opções de destinos disponíveis ao público.
“Temos uma riqueza muito grande a ser explorada e é isso que queremos mostrar. Como as pessoas passaram a procurar mais o turismo de proximidade, ou seja, priorizar as opções de lazer que estão perto de onde elas moram, o Sebrae tem apoiado os empreendedores do setor turístico para que possamos fortalecer os negócios e divulgar os atrativos, tanto naturais, quanto gastronômicos, mostrando para o público a cultura sul-mato-grossense e a experiência que o meio rural é capaz de proporcionar”, destacou Amarilha.
Na mostra, os destinos turísticos foram divididos por rotas de visitação: Cerrado Pantanal (Região Norte); Pantanal Sul (Corumbá e Ladário); Caminhos da Natureza (Grande Dourados); Serra da Bodoquena (Bonito, Jardim e Bodoquena); Costa Leste; e Caminho dos Ipês (Campo Grande e Região Central). Todos os empreendedores foram apoiados pelo Sebrae/MS para que pudessem melhorar a empresa e, durante a feira, trouxeram ao público um negócio estruturado com diversas opções para quem deseja se divertir e contemplar a natureza sem a necessidade de viajar para longe de casa.
Morro do Paxixi
Dentre as diversas opções de lugares para se conhecer, esteve o Morro do Paxixi, um dos mais belos pontos turísticos do Estado, que ficou famoso ao ser cenário para as gravações do remake da novela Pantanal, exibida pela rede Globo em 2022. O local fica no distrito de Camisão, em Aquidauana, a 130 km da capital sul-mato-grossense. De fácil acesso, o morro tem uma altitude de 700 metros e, em alguns minutos de caminhada, é possível contemplar a vista de um dos mirantes.
A beleza do local atrai turistas que buscam aventura e contato com a natureza, o que despertou nos donos de propriedades rurais o interesse em investir no ecoturismo e estruturar uma rede de estabelecimentos para receber o público, oferecendo opções de hospedagens, passeios e alimentação. Para apoiar os empreendimentos, neste ano, o Sebrae/MS iniciou um trabalho no local levando conhecimento para que os empreendedores pudessem melhorar o negócio, além de incentivar a atuação conjunta do grupo para o fortalecimento da região como ponto turístico e divulgação dos atrativos.
Com essa iniciativa, há seis meses consolidou-se a Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi) que reúne 13 negócios dentre pousadas, pesqueiros e propriedades rurais, além de restaurantes e agroindústrias que ressaltam a gastronomia e produções alimentícias locais. Segundo a presidente da Associação e proprietária do Rancho Pantaneiro, Miriam Aveiro, muitos dos empreendimentos já existiam no local, porém atuavam de forma individualizada. A associação veio para organizar o grupo e possibilitar que todos se desenvolvam em conjunto, oferecendo o melhor aos turistas.
“Alguns estabelecimentos funcionam há muitos anos, mas não havia uma ação coletiva para consolidar o distrito de Camisão como destino turístico, e quando a gente recebeu o apoio do Sebrae, foi possível organizar uma logística para começarmos a trazer essa visibilidade e isso fez toda a diferença. Participamos de uma consultoria para arrumar a casa e identificar as potencialidades que temos em turismo de aventura e experiências. Isso foi importante porque agora assumimos a responsabilidade do compromisso com o turista, organizamos os espaços de acolhimento e fizemos cursos de capacitação para atendê-los cada vez melhor”, pontuou Miriam.
Além das consultorias na área de gestão e estratégias para a consolidação do destino turístico, oferecidas pelo Sebrae/MS, por meio do programa Transforma Turismo, um ponto importante trabalhado com o grupo foi a estruturação dos empreendimentos para oferecer segurança aos turistas. Nesse contexto, foi promovido um curso que formou 24 condutores em ecoturismo e turismo de aventura, além da implementação de uma metodologia inédita desenvolvida pelo Polo Sebrae de Ecoturismo que trabalha o aspecto da segurança como um todo. A metodologia foi levada como um projeto piloto para a região e, após isso, deve ser replicada nacionalmente, em atrativos de todo o Brasil.
Curso de formação de condutores foi oferecido para os empreendedores da região pelo Sebrae/MS.
Para os empreendedores acompanhados com as qualificações, como Joel Cavalcante e Dilson Gomes, proprietários do Chalé Valle Sagrado, o apoio tem feito a diferença no negócio. Eles oferecem ao público um chalé com capacidade para receber confortavelmente até quatro pessoas. Além da estadia em si, o espaço também é disponibilizado para ensaios fotográficos e eventos.
“Oferecemos um lugar de paz para descanso em meio à natureza e agora, com o curso de condutores, por exemplo, podemos agregar mais uma atividade ao nosso negócio que são as trilhas guiadas. Temos quatro opções de trilhas e uma delas dá acesso à cachoeira do Morcego. Esse trabalho trouxe mais visibilidade para nós e, no futuro, pretendemos ampliar ainda mais”, contaram os empreendedores.
Vivências turísticas
A 19ª Ruraltur também trouxe para o público uma série de vivências turísticas que compõem a rota Caminhos dos Ipês, na Região Central de Mato Grosso do Sul, próximo a Campo Grande. Foram nove opções oferecidas para os visitantes durante os três dias da maior feira de turismo rural do Brasil e que permanecerão disponíveis por meio do site ruraltur.ms.sebrae.com.br.
Uma delas é o café da manhã com almoço na Fazenda São Clemente, em Sidrolândia. Além de trazer uma refeição típica da área rural, com comida caseira, a vivência também oferece para o público um passeio para conhecer o local que guarda a história do tempo em que o trabalho nas fazendas era mais rudimentar, com um engenho para produção de caldo de cana e uma bica d’água que alimenta um monjolo – uma antiga engenhoca utilizada para beneficiar o café Criolo.
Para quem deseja o turismo de aventura, a fazenda também traz para o público trilhas com sete cachoeiras e uma bela vista aos pés da serra. O lugar é administrado pela família Pereira Vieira, e os irmãos Irlanda e Frederico, receberam apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Transforma Turismo para que pudessem se estruturar e melhorar o negócio. Segundo Irlanda, a participação na Ruraltur trouxe mais visibilidade para o atrativo e mostrou que o trabalho desenvolvido está no caminho certo.
“Melhoramos muito com a ajuda do Sebrae e estar aqui fez com que muita gente conhecesse o nosso trabalho, facilitando o networking. Nesses dias de evento, recebemos na fazenda pessoas de atrativos turísticos de outras regiões do Brasil, de Goiás e São Paulo, por exemplo, e elas ficaram encantadas com o nosso trabalho querendo aplicar lá, coisas que fazemos aqui. Então, vimos que estamos fazendo certo e queremos melhorar ainda mais para alavancar o turismo rural aqui na região de Campo Grande”, expôs Irlanda.
› FONTE: Agência Sebrae