Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Covid matou 11 crianças neste ano de 2023 em Mato Grosso do Sul

Publicado em 25/12/2023 Editoria: Saúde


Túmulos no cemitério Cruzeiro, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Túmulos no cemitério Cruzeiro, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

As vítimas tinham menos de 5 anos, conforme constam nos boletins epidemiológicos
 
A covid-19 matou 11 crianças com menos de 5 anos em Mato Grosso do Sul, neste ano. A informação consta nos boletins epidemiológicos divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) desde janeiro até 19 de dezembro. O último resultado do ano deve ser divulgado amanhã (26) e, o próximo, na primeira semana de janeiro.
 
No boletim do dia 4 de janeiro, um menino de 2 anos entrou na estatística. Ele morava em Dourados.
 
Depois, em 9 de maio, foi constatada a morte de uma menina de 5 anos, em Campo Grande. Ela tinha imunodeficiência e imunossupressão.
 
No boletim de 20 de junho, um menino de 1 ano morreu em decorrência da doença , também em Campo Grande. Como comorbidade relatada ele tinha doença neurológica crônica e doença respiratória crônica.
 
Em Novo Horizonte do Sul, morreu um menino de 5 meses, que também tinha doença cardiovascular crônica. O falecimento constou no boletim divulgado no dia 25 de julho.
 
Em Pedro Gomes foi contabilizado no dia 15 de agosto, a morte de uma criança do sexo masculino, de apenas 3 meses.
 
Na publicação do dia 26 de setembro, uma bebê de 2 meses foi a óbito, em Corumbá. Já em 17 de outubro constou a morte de outro bebê da mesma idade, em Campo Grande.
 
Em Itaquiraí, um menino de 9 meses também morreu, conforme divulgado no dia 7 de novembro pela SES. Ele tinha doença cardiovascular crônica e Síndrome de Down. Além disso, uma menina de 1 ano morreu em Japorã, como mostra o boletim do dia 28 de novembro.
 
Em dezembro, os boletins do dia 5 e 12 indicam a morte de um menino de 11 meses em Iguatemi; e de uma menina de 2 meses, em Amambai, que tinha doença cardiovascular crônica.
 
Vacinação – No dia 15 de julho de 2022, o Ministério da Saúde liberou o uso da Coronavac para crianças de 3 a 5 anos, e no outro dia, Mato Grosso do Sul também já autorizou os municípios a definir o cronograma vacinal. No dia 19 do mesmo mês, Campo Grande iniciou a vacinação para essa faixa etária.
 
Já no dia 11 de novembro de 2022, foi iniciada a vacina contra a covid-19 em crianças de 6 meses a 2 anos, com comorbidades. 
 


› FONTE: Campo Grande News