Em Aquidauana, aos pés do Morro Paxixi, chalé oferece sossego
Publicado em 26/12/2023
Editoria: Turismo
Chalé Valle Sagrado está localizado em Camisão, distrito de Aquidauana. (Foto: Arquivo pessoal)
Desde outubro, Joel e Dilson compartilham com hóspedes parte da região que é um encanto
Construído a dois quilômetros do mirante do Morro Paxixi, o Chalé Valle Sagrado é cercado de morrarias, cachoeiras e tem araras-azuis como vizinhas. Em outubro deste ano, Dilson Gomes, de 50 anos, e Joel Cavalcante, de 63 anos, abriram as portas desse pedacinho de paraíso para receber quem procura sossego longe da Capital.
A natureza é o principal atrativo da região, que conquistou Joel e Dilson durante uma visita feita há duas décadas. Após se aposentarem, eles saíam de Campo Grande e moram há 10 anos no terreno que fica a um pomar de distância do chalé.
Localizado em Camisão, distrito de Aquidauana, a 141 km da Capital, o chalé levou dois anos para ficar pronto, mas agora serve tanto como cenário para ensaios, quanto hospedagem para os turistas.
Funcionário público aposentado pela Alems (Assembleia Estadual de Mato Grosso do Sul), Joel explica que a proposta é oferecer para os visitantes dias de sossego no lugar que tem várias belezas naturais.
“Com essa onda dos chalés que estão tomando conta do Brasil resolvemos trazer essa inovação para o morro pensando no bem-estar dos turistas, das pessoas que vivem na cidade grande. O chalé é voltado para contemplação, estamos dentro da natureza. Aqui é um encanto”, afirma.
Por morarem próximos da pequena casa de madeira, os dois acompanharam de perto a construção e finalização da obra, que saiu melhor do que o esperado. Dilson, que é enfermeiro aposentado, fala que é um prazer compartilhar com os outros a terra que vê como abençoada.
“É uma alegria imensa a gente repartir essa bênção da gente. Quando conhecemos a região a 25 anos atrás a gente se apaixonou pelo Morro do Paxixi na Serra de Maracaju. Como Deus prepara todas as coisas, viemos parar no morro e agora vamos dividir esse pedaço”, destaca.
Descrito como um ambiente familiar, o chalé tem 24 m² que foram muito bem aproveitados. No piso inferior, a estrutura conta com um banheiro social, sala de estar e uma cozinha equipada para quem quiser preparar refeições.
Subindo as escadas e chegando ao piso superior está o dormitório principal que oferece duas camas, sendo uma king e outra de solteiro com espaço para mais um colchão. O charme do quarto são duas sacadas que oferecem vistas para lados diferentes. A dos fundos é ampla, parece uma pequena varanda de onde é possível ver o Morro Paxixi.
Na área externa do chalé, o quintal tem outro banheiro, espaço gourmet e uma área para fazer a comida no estilo ‘fogo de chão’. A diária é R$ 450 por casal ou para três pessoas (já que o quarto comporta mais um colchão). Joel e Dilson trabalham mediante reserva com 50% do valor antecipado.
A hospedagem não inclui café da manhã ou outras refeições, mas Joel ressalta que têm contato com vários restaurantes da região. A proximidade do chalé, segundo ele, é mais uma vantagem que os hóspedes têm. “Muitos chalés são longes, mas aqui atravessamos nosso pomar e chegamos. Então, para qualquer emergência, é uma facilidade que a pessoa tem mais”, pontua.
Quem quiser garantir a hospedagem e saber mais, o perfil é @chalevallesagrado
› FONTE: Campo Grande News