O trabalho das equipes da Prefeitura Municipal de Aquidauana iniciou com ações para atender a população de Aquidauana logo após uma chuva na sexta-feira (29) que surpreendeu pelo volume, considerado histórico para a região.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foram 162,4 milímetros em apenas três horas – entre 22h e meia-noite – com pico às 23h, quando os registros indicaram 87 milímetros em apenas uma hora.
Pontos de alagamento se espalharam pela cidade e nas proximidades da principal avenida de Aquidauana, a Pantaneta a água subiu a ponto de chegar no quadril de pessoas que se aventuraram na enxurrada e se banharam depois do calor que chegou a 40,9ºC durante o dia.
Desde o momento dos fatos, a Prefeitura de Aquidauana disponibilizou o contato do Plantão Social para concentrar os pedidos de apoio e ajuda. Logo na manhã de ontem, equipes começaram a trabalhar na rua Dos Ferroviários por conta de uma erosão que surgiu no meio da pista.
Um pouco abaixo deste local foi necessário promover uma interdição parcial no cruzamento com a rua Bichara Salamene. Neste momento é importante circular em Aquidauana com segurança, velocidade reduzida e respeitar a sinalização para não se envolver em acidentes.
Equipes de limpeza continuam trabalhando neste domingo (31) desobstruindo bueiros e bocas de lobo que foram entupidos pela enxurrada. Com a mobilização do Parque de Máquinas, diversos equipamentos estão sendo utilizados neste trabalho de recuperação e desobstrução de vias em diversas regiões da área urbana de Aquidauana.
Ainda na manhã de ontem, sábado (30) o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro fez uma breve avaliação da destruição causada pelo temporal e decidiu decretar “Situação de Emergência”.
Com o decreto municipal de nº 195, assinado, a Prefeitura consegue proceder a compra de materiais e itens para atendimento emergencial, como no caso da recuperação de um trecho do muro do cemitério na Rua Joaquim Nabuco no bairro Alto que desabou deixando a mostra diversos túmulos. “A recuperação rápida do local é também uma demonstração de respeito aos familiares”.
Todas as secretarias do município estão envolvidas nestas ações e no caso da Saúde, equipes foram as ruas para atender a população que habita imóveis que foram alagados com a forte e surpreendente precipitação pluviométrica, que inviabilizou a estrutura de drenagem em vários pontos da cidade.
Por outro lado, Aquidauana continua com alerta de temporal e com possibilidades de chuvas fortes. Se precisar de ajuda ligue ou mande WhatsApp para o Plantão Social da Prefeitura de Aquidauana: (67)9 9288-3963 – equipes de todas as secretarias estão de plantão 24 horas para atender as emergências.
Um levantamento com o quantitativo de atendimentos e relatório dos estragos está sendo elaborado pelas equipes, para ser enviado à Defesa Civil do Estado de Mato Grosso do Sul.