Aquidauana, em parceria com Hospital Albert Einstein, atende mais de 250 pacientes
Publicado em 22/01/2024
Editoria: Saúde
Você já se imaginou há uns 5 ou 10 anos atrás ser atendido aqui de Aquidauana por um médico do Hospital Albert Einstein e ainda via internet? Sim, isso já é possível e tem trazido excelentes resultados para os pacientes.
O município de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao “Projeto Assistência Médica Especializada por meio de Telemedicina”, do Governo Federal, via Ministério da Saúde e tem a parceria com o Hospital Albert Einstein e Secretaria de Estado de Saúde de MS.
O objetivo do projeto é ofertar assistência médica especializada por meio de Telemedicina, com vistas à melhoria da qualidade do cuidado, satisfação do usuário, redução do número de transferências de pacientes entre as cidades, redução dos custos e do tempo de espera por consultas especializadas. O projeto também auxilia na melhor alocação de recursos da saúde e acontece nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil por meio da Telemedicina.
Em Aquidauana, a SESAU aderiu à Telemedicina, que na prática oferece aos pacientes as teleconsultas entre o médico especialista do Hospital Albert Einstein e o médico local da Estratégia de Saúde da Família (ESF). As consultas, em Aquidauana, tiveram início no segundo semestre de 2023, logo, de julho a dezembro mais de 250 pacientes aquidauanenses usufruíram desse serviço.
Neurologia pediátrica, neurologia clínica adulto, psiquiatria clínica, cardiologia clínica, pneumologia clínica, endocrinologia clínica e reumatologia clínica foram as especialidades que tiveram teleconsultas ofertadas nesses 06 meses de 2023, em Aquidauana.
Como destacou a secretária de Saúde, Patrícia Panachuki, essas especialidades havia demanda reprimida, ou seja, dezenas de pacientes aguardavam para serem consultados com esses especialistas.
Importante destacar que, o paciente para receber o atendimento da assistência médica especializada via teleconsulta, precisa passar por consulta médica na sua ESF e, assim, se necessário, após diagnóstico do médico local, ele dará o encaminhado para a telemedicina com os médicos do Hospital Albert Einstein. Tudo é feito gratuitamente para os pacientes e, em Aquidauana, a sala de teleconsulta funciona na sede da Equipe Multidisciplinar.
“Na prática, a telemedicina segue os mesmos objetivos de uma consulta médica tradicional e presencial. No entanto, pode ser realizada à distância através da internet e, assim, conseguimos agilizar um atendimento que antes só era feito Campo Grande. Fica bom para o município e, claro, melhor ainda para o paciente que não precisa se deslocar da cidade”, explicou a secretária Patrícia Panachuki.
Lembrando que a Teleinterconsulta é a modalidade da telemedicina que estabelece um processo de comunicação entre dois profissionais de saúde, em que se permite a troca de informações entre ambos, para tratar do mesmo paciente, para auxílio no diagnóstico ou na terapia de um agravo de saúde.
› FONTE: Agecom