Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Corpo de mulher que morreu em UPA passa por exame detalhado antes de ser velado

Publicado em 24/01/2024 Editoria: Saúde


Marcelly tinha 33 anos, era assistente social e fazia bolos por encomenda (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Marcelly tinha 33 anos, era assistente social e fazia bolos por encomenda (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família registrou boletim de ocorrência relatando que houve demora no atendimento
 
O corpo de Marcelly Almeida passa por exames detalhados nesta manhã (24), no Imol (Instituto Médico e Odontológico Legal) do Bairro Vila Ipiranga, em Campo Grande. Ainda não se sabe o que a levou a ter uma parada cardiorrespiratória e morrer na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, no dia anterior.
 
A mulher tinha 33 anos e trabalhava como assistente social no Cotolengo, que cuida de pessoas com paralisia cerebral na Capital. Fazia bolos e outros doces por encomenda também, para complementar a renda. Ela deixa duas filhas, uma de 15 e outra de 12 anos.
 
O marido e a irmã de Marcelly registraram boletim de ocorrência, para que possível demora no atendimento que ela recebeu na unidade seja apurada. De acordo com o registro policial, ela chegou à unidade por volta das 13h, e se passaram aproximadamente duas horas "do primeiro pedido até a vítima ser socorrida".
 
Ela relatou dores no peito, diarreia, vômito e dificuldade de respirar. Relatório médico citado no boletim, afirma que a assistente social teve a parada cardiorrespiratória e, após nove tentativas de reanimação, morreu por volta das 16h45.
 
Na delegacia, o marido também reclamou ter esperado muito para ter informações sobre o estado de saúde da esposa. "Após a vítima entrar em uma das salas da unidade, o comunicante não teve mais qualquer contato, e recebeu a notícia de que a mesma teria vindo a óbito", diz trecho do registro.
 
Suspeita - Tia do marido de Marcelly, Marli Lima afirmou à reportagem que a assistente social relatou se sentir mal ontem, e que se falou em suspeita de dengue. "Mas ainda não se sabe, ela estava só indisposta", disse.
 
Os outros familiares estão abalados e preferiram não se manifestar no momento, ainda mais porque a filha mais velha da assistente social fará aniversário neste sábado (27), segundo Marly.
 
Nas redes sociais do Cotolengo, colegas de trabalham expressam surpresa com a morte de Marcelly, e relatam que ela foi vista alegre e disposta no trabalho, na semana passada.
 
A assistente social trabalhava há 4 anos e meio na organização. O padre Valdeci Marcolino, coordenador do local, afirma que a a perda é recebida com muita tristeza. "Uma assistente social cheia de muito amor e cuidado com as pessoas. Estava sempre com um sorriso no rosto e com muito carinho no atendimento às pessoas assistidas na obra", disse.
 
Velório - Conforme disseram os familiares, a previsão é que o corpo seja liberado às 12h de hoje, e que o velório inicie às 13h. Uma celebração ecumênica deverá ser feita em homenagem à funcionária, disse também o padre Valdeci.
 
Ele acontecerá na capela Sagrada Família, que fica ao lado do Cotolengo, e está localizada na Rua Jamil Basmage, 996, no Bairro Mata do Jacinto.
 
O que diz Secretaria - A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), responsável pelas UPAs de Campo Grande, foi questionada sobre possível notificação de suspeita de dengue e se apura possíveis falhas no atendimento à Marcelly. Não houve retorno até a publicação desta matéria.
 
Ontem, a pasta enviou a seguinte nota à imprensa sobre o caso:
 
A Sesau esclarece que a paciente deu entrada na UPA Coronel Antonino no início da tarde de hoje, passou por classificação e recebeu a cor amarela, sendo encaminhada diretamente para atendimento médico.
 
Ela permaneceu em observação, sendo medicada e monitorado os sinais vitais no setor de estabilização da unidade, e que devido ao rápido agravamento do quadro clínico precisou ser encaminhada para a sala de emergência.
 
Na sala de emergência, devido à piora do estado clínico, a paciente evoluiu com uma parada cardíaca, sendo intermediada pela equipe de emergência, porém, sem sucesso.
 
A Sesau também informa que todo os procedimentos aconteceram dentro do tempo protocolar, conforme a classificação de risco, lamenta o falecimento da paciente e aguarda o resultados de exames para a elucidação diagnóstica".
 


› FONTE: Campo Grande News