Ontem, terça-feira (23), o conselheiro do Cetran/MS (Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) - Alandnir Cabral da Rocha esteve em Aquidauana, para uma reunião sobre o trânsito urbano de Aquidauana.
Na oportunidade, o conselheiro se reuniu com o diretor municipal do trânsito - Flávio Gomes Filho e o secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas - Ronaldo Ângelo de Almeida.
O objetivo do encontro foi de discutir e identificar junto ao Cetran/MS as condições do trânsito urbano, estacionamento e aspectos de mobilidade em Aquidauana, para que essas informações sejam anexadas ao relatório sobre o impacto do corredor da Rota Bioceânica, na qual Aquidauana está inclusa.
Conforme destacou o conselheiro Alandnir Rocha, com a passagem da Rota Bioceânica em Aquidauana, o trânsito do município deverá sofrer alguns impactos significativos, devido o aumento do tráfego de caminhões.
Logo, com um relatório minucioso e um estudo direcionado, o município de Aquidauana poderá buscar investimentos e se preparar para receber este aumento do fluxo de caminhões e demais veículos que passarão pela cidade, traçando uma estratégia para receber essa nova demanda e melhorar a mobilidade local.
“O prefeito Odilon Ribeiro tem acompanhado de perto junto ao Governo do Estado os investimentos que estão sendo feitos para a Rota Bioceânica. Com certeza, também temos expectativa de futuramente o município receber recursos para ampliar ainda mais sua infraestrutura urbana, mobilidade e, claro, o trânsito como um todo. Pois a rota bioceânica é promissora para o processo de crescimento dessa região e Aquidauana está dentro”, explicou o diretor Flávio Gomes Filho.
Vale lembrar que, essa rota envolvendo rodovias, ferrovias e portos, visa não apenas reduzir os custos logísticos, impulsionar o comércio e fortalecer a integração regional, mas, também alterar a dinâmica econômica em Mato Grosso do Sul.
Na prática, a Rota de Integração Latino Americana (RILA), ou Rota Bioceânica, é um corredor rodoviário com extensão de 2.396 quilômetros, que pretende ligar o Oceano Atlântico aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina. Segundo seus propagadores, seria uma alternativa ao Porto de Santos (SP), encurtando distância e tempo para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. No estado de Mato Grosso do Sul, a rodovia atravessa a parte sul do Pantanal.
› FONTE: Agecom