Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde: Prefeitura de Aquidauana disponibiliza aulas gratuitas de pilates

Publicado em 01/02/2024 Editoria: Saúde


Já ouviu falar que sua respiração e postura podem ajudar a combater dores e aliviar o estresse do dia a dia?

Justamente, pensando em ajudar os aquidauanenses a cuidar do corpo e da saúde mental, a Prefeitura de Aquidauana está oferecendo aulas gratuitas de pilates.

As aulas são gratuitas, promovidas pela Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), com profissionais da Equipe Multidisciplinar e pessoas de todas as idades podem participar.

As aulas são coordenadas pelas fisioterapeutas Jennifer Nelly e Isabela Mardegan, da Equipe Multidisciplinar, que acompanham o desempenho dos alunos, ajudando na execução dos exercícios para certificar que estão executando da forma correta.

O pilates trabalha técnicas de conscientização corporal, com o objetivo de eliminar dores musculares, alongamento e flexibilidade, corrigir alterações posturais, além de atuar na coordenação motora e na mobilidade.

Atualmente, a maioria dos alunos do pilates são pacientes que tratam de fibromialgia, analgesia corporal, ansiedade, depressão e entre outros problemas de saúde.

As aulas de pilates trazem benefícios diversos, destacando-se: melhora na postura, alívio de dores, fortalecimento e tonificação da musculatura, ganho de flexibilidade, promoção do equilíbrio, prevenção contra incontinência urinária, alívio da ansiedade e do estresse e, claro, melhora no condicionamento físico.

Segundo explicou as fisioterapeutas responsáveis pelas aulas em Aquidauana, o pilates torna-se um tratamento complementar para a pessoa, beneficiando em diversos aspectos, dentre eles: no controle respiratório, maior mobilidade articular, estimulação do sistema circulatório, maior oxigenação do sangue, coordenação motora, equilíbrio e, principalmente, traz bem-estar físico e mental.

As aulas gratuitas de pilates são realizadas no DEC (Dissidente Esporte Clube), no Polo da Equipe Multi, localizado na Rua Estevão Alves Correa, nº 1728, e na ESF Santa Terezinha.

HORÁRIOS DAS AULAS

Nas segundas-feiras, às 07h, no DEC (Dissidente Esporte Clube) acontece aulas de pilates para adultos/idosos; segunda-feiras à tarde, no Polo da Equipe Multi, às 14h, pilates para analgesia corporal; às 15h, pilates/cromoterapia para pacientes com fibromialgia; e às 16h, pilates/aromaterapia para pacientes com ansiedade e adultos/idosos;

Já nas terças-feiras, às 07h40min, tem aulas de pilates no Polo da Equipe Multi para adultos/idosos; às 15h30, na Lagoa Comprida e às 16h, na ESF Santa Terezinha, acontece o Grupo de Pilates para pacientes com fibromialgia.

Nas quartas-feiras, a partir das 15h, no Polo da Equipe Multi, o pilates é para pessoas com analgesia corporal; às 16h, pilates/cromoterapia para pacientes com fibromialgia e adultos/idoso; e às 17h tem pilates/aromaterapia para pacientes com ansiedade.

Já nas quintas-feiras, às 07h40min, o pilates é para adultos/idosos, no Polo da Equipe Multi; às 15h30, na Lagoa Comprida e às 16h, na ESF Santa Terezinha, para os pacientes com fibromialgia.

Por fim, nas sextas-feiras, às 07h, no DEC (Dissidente Esporte Clube), as aulas são para adultos/idosos; já na parte da tarde, no Polo da Equipe Multi, a partir das 15h, aulas para pacientes com analgesia corporal, fibromialgia e para pacientes com ansiedade.

SERVIÇO - Para saber mais sobre como participar das aulas gratuitas de pilates, ofertadas pela Prefeitura de Aquidauana, procure a ESF mais próxima da sua casa e informe-se.



› FONTE: Agecom