O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e Prefeitura de Aquidauana, divulga o balanço de atendimentos feitos no mês de janeiro de 2024.
O serviço é gratuito e funciona 24 horas, 7 dias na semana, atendendo 5 distritos e 2 municípios, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados com equipe capacitada.
O SAMU de Aquidauana conta hoje com 20 profissionais, dentre eles: condutores socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Ao longo dos últimos anos, na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, a Administração Municipal investiu na instalação de uma base de atendimento do SAMU (onde era a UPA).
Além disso, para garantir mais mobilidade e agilidade aos socorristas, a atual Administração Municipal fez aquisição de ambulância, uniformes e equipamentos para o dia a dia nos atendimentos. Ainda, com apoio e recursos da Câmara Municipal, o SAMU de Aquidauana também ganhou mais uma ambulância adequada para área rural e de difícil acesso, em 2022.
Com toda essa estrutura, a equipe consegue atender 24 horas e, somente no primeiro mês desse ano, foram 164 atendimentos de urgência e emergência. Confira abaixo mais dados:
- Atendimento a vítima acidente de trânsito: 19
- Atendimento a vítima de queda (própria altura, altura elevada, etc): 12
- Atendimento a vítima de violência física (Agressão física): 8
- Atendimento de Ferimento por Arma Branca (Faca e outros objetos): 4
- Atendimento a tentativa de suicídio: 3
- Atendimento de suspeita de violência sexual: 1
- Atendimento clínico a paciente adulto: 100
- Atendimento clínico a paciente pediátrico: 6
- Atendimento a paciente psiquiátrico: 5
- Atendimento a pacientes gestante: 6
› FONTE: Agecom