Aquidauana terá 1º Festival de Artes Paulo Gustavo no próximo sábado
Publicado em 09/03/2024
Editoria: Arte e Cultura
No dia 16 de março, em Aquidauana, será realizada a 1ª edição do Festival de Artes Paulo Gustavo (FARPA), na rotatória da Avenida Pantaneta, a partir das 18h e com entrada gratuita.
O Festival de Artes Paulo Gustavo de Aquidauana (FARPA) tem como objetivo garantir que artistas, produtores e organizadores culturais possam retomar a produção cultural, se organizando e preparando apresentações para divulgar seus trabalhos para a sociedade.
Além disso, o festival também proporciona um apoio financeiro aos artistas locais, como forma de incentivo e valorização aos fazedores de cultura da cidade de Aquidauana, sobretudo, oportunizando um evento para movimentar e gerar interação cultural com a população.
O FARPA abrange uma ampla variedade de formas de expressões artísticas, como oralidades, literatura, música, dança, artesanatos e trabalhos manuais, artes plásticas e visuais, apresentação/locução de eventos, instrução de oficina e manifestações da cultura popular tradicional, indígena e/ou quilombola.
Este festival embasa-se na Lei Paulo Gustavo, que foi criada para incentivar e reaquecer o setor cultural, gravemente afetado pela pandemia de Covid-19. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) e os participantes receberão premiações.
O Festival já conta com algumas atrações confirmadas, dentre as quais tem: categoria oralidades com Ronantan Santana, exposições de artesãos Lelis Franco, Elizeth Leite, Rosemar Flores, Gislaine Lopes.
A animação musical já tem inscritos Jarbas & Henrique, Eduardo Arimura, Anderson & Fernandes e Fernando & Fernandes. Na gastronomia, a Comitiva Lagoa dos Bobos e Comitiva Expresso Nabileque estarão aquecendo as panelas com um cardápio bem regional.
Já na dança, está inscrito o Studio de Dança Mayara Martins – Cia de Dança, nas artes visuais com Ana Lucia da Silva, Sonia Corrêa e, na categoria cultura popular estará Osmar da Silva (Mestre Ratinho), entre outros artistas.
› FONTE: Agecom