Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Lagoa Comprida em Aquidauana começa a ganhar um novo Viveiro

Publicado em 12/03/2024 Editoria: Cidade


No mês de novembro de 2023, Aquidauana sofreu com um temporal, com ventos muito fortes que, inclusive, destruiu por completo a estrutura do Viveiro Municipal no Parque da Lagoa Comprida.

Árvores inteiras e galhos caíram em cima dos berçários de mudas, derrubaram os sombrites e as telas laterais de proteção, vindo ao chão toda a estrutura de sustentação do viveiro, causando, inclusive, a perda de centenas de mudas que estavam prontas para doação. Na época, as mudas que sobraram sem danos, foram doadas para a população e a Lagoa ficou sem seu viveiro.

O prefeito Odilon Ribeiro acompanhou de perto a situação na Lagoa e autorizou a elaboração de um projeto de engenharia para licitar a construção de um novo Viveiro Municipal, custeado com recursos públicos municipais.

“Nosso viveiro era um local onde mensalmente centenas de mudas eram doadas e milhares estavam em produção nos berçários para serem doadas. Atendíamos aquidauanenses, anastacianos e, até mesmo, pessoas de outras cidades e turistas que visitavam o parque doando gratuitamente mudas nativas, frutíferas e medicinais. Agora, iniciamos a construção de um novo viveiro, vai ficar bonito, reforçado, maior e mais amplo para voltarmos a ter uma grande produção de mudas para doar”, detalhou o prefeito Odilon Ribeiro.

A construção do novo viveiro já iniciou, ele terá uma estrutura metálica com 240m², galvanizada com teto do tipo arco, serão colocados 415m² de tela de sombreamento e, inclusive, proteção no solo, para maior segurança para evitar que os animais adentrem ao viveiro para comer as mudas.

O novo viveiro terá 67,40m² de mureta de alvenaria e mais 21 bancadas com tampão em tela. Além disso, o viveiro também terá um moderno sistema de irrigação automatizado para as mudas.

O Viveiro Municipal fica dentro da área do Parque da Lagoa e é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que é quem organiza as doações de mudas.

A técnica responsável pelo viveiro, Eronilda explicou como é importante a cidade ter um berço de mudas para reflorestamento, arborização e incentivar a população nesse cuidado e, também, agradeceu à Administração Municipal pela iniciativa em reconstruir o viveiro.

"Nós que vivenciamos todos os dias esse trabalho no viveiro, cuidando desde às sementes até a preparação para doação das mudas, ficamos muito tristes com o incidente. Agora, estamos aqui, vendo o novo viveiro ser erguido e estamos ansiosos para começar uma nova produção de mudas para nossa população. Só temos a agradecer ao prefeito Odilon por ter esse cuidado especial com nosso meio ambiente", finalizou a técnica em agropecuária Eronilda Moreira.



› FONTE: AGECOM / Crédito das Foto: Juliano Dervalho