Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana ganha Central de Ambulância reformada e estruturada

Publicado em 19/03/2024 Editoria: Saúde


Com o sentimento de dever cumprido e de satisfação em ver os motoristas em melhores condições de trabalho, a Administração Municipal inaugurou hoje, 19, a Central de Ambulâncias, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.

No ato de inauguração, o prefeito Odilon Ribeiro agradeceu ao trabalho da equipe da saúde, especialmente, dos motoristas da Central de Ambulância e do SAMU, destacou a importância da parceria com o Poder Legislativo Aquidauanense para investimentos na saúde com devolução do duodécimo e o quanto a reforma foi benéfica para o fluxo de trabalho da equipe.

“Agora dá gosto de entrar aqui na Central, quem viu como era esse espaço, sabe o que estamos dizendo. No rosto e na fala dos motoristas, vemos o quanto foi gratificante investir nessa obra, eles estão felizes com o novo espaço. Eles passam 24 horas de plantão, dirigem muitos quilômetros e, quando voltam para cá, agora tem dormitório confortável, climatizado e uma cozinha descente e cômoda para fazer as refeições. Vocês merecem!!!”, afirmou o prefeito Odilon.

O prefeito Odilon Ribeiro autorizou o investimento de pouco mais de R$ 333 mil de recursos próprios da saúde municipal na reforma estrutural completa da central, que abriga 49 motoristas e mais de 35 veículos para transporte dos pacientes.

Participaram da solenidade de inauguração da Central de Ambulâncias ao lado do prefeito Odilon Ribeiro, os secretários municipais, lideranças comunitárias e indígenas e os vereadores Nilson Pontim (presidente da Câmara), Wezer Lucarelli (líder do prefeito na Câmara), Anderson Meireles, Clériton Alvarenga, Everton Romero, Humberto Torres, Marquinhos Taxista, Sargento Cruz, Tião Melo e Valter Neves.

Foram reformadas desde a fachada, execução de piso de concreto armado, substituição de todas as portas, vidros, da trama de cobertura e de telhas, pintura externa e interna, pisos novos, acessibilidade, readaptação do espaço interno com implantação de dois dormitórios e cozinha.

Também foram reformados os banheiros, ganharam novos revestimentos e louças sanitárias, implantada novas redes de hidráulica e elétrica e foi construído um espaço adequado para armazenamento de cilindros de oxigênio.

A secretária municipal de Saúde e Saneamento, Patrícia Panachuki destacou que do ano passado para cá, triplicou o número de atendimentos na central e que, além da reforma estrutural, a Central ganhou novos mobiliários e equipamentos. O Bazar Solidário da Assistência Social fez a doação de lençóis para os dormitórios da central, produzidos pelas costureiras da SAS.

“Essa reforma era necessária e conseguimos transformar esse local. Aqui nossa equipe fica praticamente 24 horas, temos equipe plantonista e, por isso, precisávamos deixar aconchegante e, claro, com um espaço de descanso mais confortável. O prefeito Odilon Ribeiro não mediu esforços para garantir o recurso municipal e tornar esse espaço melhor para os motoristas”, enfatizou a secretária de Saúde Patrícia Panachuki.

“Agora, nosso prédio conta com o espaço mais confortável, mais moderno e com condições de atender nossos pacientes com mais conforto. Ficou lindo nosso espaço! Sou muito grato por poder contar com profissionais tão competentes e dedicados e, principalmente, por vermos a equipe motivada, pois nossa central ganhou uma atenção especial do prefeito Odilon e da equipe gestora da SESAU, um cuidado que há anos a gente sonhava. Quem é que não gosta de trabalhar em um espaço bonito, organizado e bem cuidado, como está agora a nossa central”, completou o coordenador da Central de Ambulâncias, Enrique de Mello Albuquerque.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Nilson Pontim e Wezer Lucarelli que enalteceram o trabalho do prefeito e afirmaram que junto com os demais parlamentares estão prontos para somar a gestão municipal.

A Central de Ambulância ganhou também mobílias novas, tais como: armários, estantes de aço, cadeiras, longarina três lugares, mesa de refeitório, mesa reta, camas beliche, colhões de solteiro, ares-condicionados de 12 e 18 mil BTU’s e ventiladores.

A frota que ocupa o espaço da Central é composta por ambulâncias para simples, ambulâncias tipo A, ambulâncias UTI’s Móveis, caminhonete Hillux para acesso das equipes médicas às áreas rurais, além de outros carros para transporte dos pacientes em consultas e exames.

 



› FONTE: AGECOM / Crédito da Foto: Juliano Dervalho