Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde Aquidauana e Onça Pintada realizam exames gratuitos da mama

Publicado em 24/03/2024 Editoria: Saúde


Na tarde de onte, sábado (23), dezenas de mulheres aquidauanenses foram atendidas na Estratégia de Saúde da Família da Santa Terezinha, num mutirão de consultas e exames de prevenção ao câncer de mama, realizados pelo Grupo Onça Pintada (GOP), em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, via Secretaria de Saúde e Saneamento Básico (SESAU).

O projeto existe há mais de 20 anos, trabalha pela prevenção ao câncer de mama, tem como fundador e padrinho o Deputado Estadual Paulo Corrêa. O objetivo do projeto é realizar atendimentos de prevenção e combate ao câncer de mama gratuitamente nos municípios de MS.

O prefeito Odilon Ribeiro, acompanhado da primeira-dama Maria Eliza e da secretária de Saúde - Patricia Panachuki e do vereador Valter Neves, esteve presente recepcionando a equipe do Onça Pintada e conversando com as pacientes aquidauanenses, destacando a importância da ação.

“Tenho duas mulheres em casa, sei bem o que vocês carregam de responsabilidade e uma delas é manter os exames em dia. A ação do Grupo Onça Pintada é importante e, com certeza, vem em boa hora para nos ajudar enquanto poder público. Agradeço a toda equipe da saúde pela mobilização, de em tão pouco tempo, conseguir reunir vocês. Agradeço e parabenizo o deputado Paulo Corrêa e todos os integrantes do projeto por essa bela ação”, destacou o prefeito Odilon.

Por sua vez, a secretária da SESAU – Patrícia Panachuki explicou que, muito além deste dia de atendimento e consultas, o GOP acompanha todo o tratamento caso apareça alguma alteração nos exames e ultrassom.
Na ocasião, tão logo ouviram as falas das autoridades e a palestra ministrada pelo coordenador do GOP – Robson Barros e a assistente social – Ana Dalva, as pacientes passaram por consulta médica e exames, bem como, ultrassom.


Dentre os tópicos abordados foi enfatizado para as pacientes que a alimentação é muito importante durante o processo do tratamento do câncer de mama, ressaltando a necessidade de se consumir muita proteína, alimentos naturais aos industrializados e, principalmente, a ingestão de muita água, sendo que este pode ajudar a fazer o acesso às veias.

Mais de 60 mulheres foram atendidas pela equipe do GOP e da Secretaria de Saúde de Aquidauana., dentre elas, Maria de Jesus Vieira Ataíde de 58 anos, residente no Bairro Guanandi, que emocionada desabafou: “esperei tanto por este momento, chegou minha hora! Estou muito feliz em poder realizar os exames pelo SUS e aqui na minha cidade!”.

 



› FONTE: Agecom