Na quinta-feira (04) o Comando de Policiamento da Fronteira Pantanal completou 10 anos de existência.
O CPA-3, como é chamado, foi criado junto a outros Grandes Comandos de Área no dia 04 de abril de 2014, por intermédio da Lei Complementar n° 190 que à época, teve por objetivo regular a composição e o funcionamento dos órgãos da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.
Em suma, a partir da data citada, foi criada uma sede de gestão administrativa e operacional com prédio próprio em Aquidauana que, sob o Comando de um Oficial do último posto, tinha por responsabilidade gerir as ações de polícia preventiva e ostensiva do 6°, 7° e 11° Batalhões PM e da 1ª Companhia PM, com sede em Corumbá, Aquidauana, Jardim e Bonito, respectivamente, além de outras 10 cidades adjacentes localizadas na região Oeste de MS.
Em 2023, por meio da lei Complementar n° 326, os Grandes Comandos de Área foram ‘divididos’ em unidades de maior abrangência, devido a evolução das cidades e o surgimento de novas demandas.
Com isso, o CPA-3, que anteriormente era chamado de ‘Comando de Policiamento de Área 3’, passou a ser chamado de ‘Comando de Policiamento da Fronteira Pantanal’, cujo nome remete as peculiaridades de sua localização geográfica e bioma, abarcando com isso apenas o 6° e 7º Batalhões PM nas cidades de Corumbá, Ladário, Aquidauana, Anastácio, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.
Como dito anteriormente, o quartel da Sede funciona no bairro Alto em Aquidauana, numa área de quase meio hectare, que também abriga uma modesta área de lazer voltada aos policiais militares e ao público, prova disso é a execução do ‘Patrulha Mirim’ em suas instalações, projeto este Coordenado pela sua unidade subordinada do 7° Batalhão PM, em parceria com a Prefeitura de Aquidauana.
Atualmente seu efetivo é composto pelo Comandante, Coronel PM Anderson Rezende Diniz, que coordena seu efetivo de policiais militares que o assessoram em funções de guarda, gerenciamento de logística e pessoal, bem como no planejamento estratégico das operações policiais, serviço de inteligência e na Assessoria de Comunicação Social, que mantem a comunidade a par de suas ações por meio da imprensa e das redes sociais.
Nesta data especial, agradecemos a todos os ex-comandantes e demais policiais militares que hoje já não estão conosco, mas certamente marcaram uma honrosa história no CPA-3.
Dito isso, é certo que o grande objetivo do CPA-3 é, sem sombra de dúvidas, prestar um serviço de extremo profissionalismo e zelo com a ‘coisa pública’, em favor dos filhos de Mato Grosso do Sul. Que esta data simbólica seja mais um estímulo ao que fazemos de melhor – servir a comunidade.
› FONTE: assessoria Cpa 3