Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Encontro em Aquidauana divulga e comercializa produtos artesanais

Publicado em 16/04/2024 Editoria: Cidade


Aconteceu na noite de ontem (15) o “Encontro Produzimos e Consumimos Aqui!", promovido pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), através da Câmara Técnica de Turismo e Sustentabilidade, com o apoio da Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e parceria da Fecomércio MS, SENAC e Programa Del Turismo.

Depois de um mapeamento, feito desde de setembro do ano passado, identificando o que é produzido na região de Aquidauana e que pode ser consumido in loco, o COMTUR, SECTUR e os parceiros mencionados idealizaram o encontro, para promover um intercâmbio de ideias, estimulando a valorização dos produtos locais e regionais.

O encontro contou com uma palestra intitulada: “A importância da oferta de produtos regionais no bem receber para o turismo”. Conduzido pela nutricionista do Senac – Simone Demênciano, o encontro teve como foco os produtos regionais. Enfática, a nutricionista disse: “Vocês têm 2 tipos de turistas: o comercial que vem à negócio e o que vem a passeio. Deixo para vocês refletirem quais são os sabores de Aquidauana que eu (empreendedor) quero passar para cada um desses turistas”.

A secretária da Sectur, Aline Bezerra, ao se pronunciar, agradeceu a presença de todos, disse que a secretaria está pronta para somar e ressaltou a importância de todos estarem cada vez mais aprimorando conhecimento e buscando o diferencial para ofertar aos turistas.

Participaram do “Encontro Produzimos e Consumimos Aqui”, empresários, proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes, produtores e artesãos. Dentre os presentes também estavam, Roberta Francis - gerente do Centro de Educação Profissional,  Turismo e Gastronomia do Senac; Helton Silva - consultor de negócios do Senac, Camila Fernandes – Consultora do programa Del Turismo; Mirian Coura Aveiro -  presidente do COMTUR e presidente Ecopaxe (Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico do Paxixi); e Alexandre Périco - presidente da Atupark (Associação de Desenvolvimento do Turismo da Estrada Parque de Piraputanga).

Convidando os presentes para participarem dos demais eventos realizados pelo COMTUR e Del Turismo, Camila Fernandes da Del Turismo destacou: “É dentro da Câmara Técnica que damos voz e compartilhamos as nossas ideias, contribuições e sugestões. Isso é um trabalho voluntário de construção e fortalecimento do turismo local, para que todos saiam ganhando e o turismo se fortaleça na cadeia econômica da cidade”.

Ao final da roda de conversa, os presentes puderam conhecer de perto os produtos expostos, degustaram e, também, diversos produtos já estavam disponíveis para comercialização.

 



› FONTE: Agecom