Dezenas de pessoas acompanharam o velório e o sepultamento do rapaz em Bela Vista (Foto: reprodução / Fronteira News)
Jovem morreu após passar mal durante acampamento básico de treinamento, realizado na última sexta-feira
O prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda, afirmou que o município está investigando um surto que pode ter resultado na morte do soldado Vinicíus Ibanez Riquelme, de 19 anos, durante treinamento. Reinaldo afirmou ao Campo Grande News que outros "seis ou sete [militares] estão internados", sendo dois deles no município e os demais na Capital.
O chefe do Poder Executivo afirmou que "foi um surto muito rápido" e por isso estão sendo feitos exames para influenza e febre maculosa, por terem encontrado carrapatos.
Durante o velório, Mariza Riquelme, mãe de Vinícius, soldado do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista, disse que ficou assustada ao ver o filho no hospital. “Ele estava de fraldas, vermelho e não conseguia urinar”, contou.
O jovem morreu após passar mal durante acampamento básico de treinamento, realizado na última sexta-feira (26), no município. Em nota, o Exército informou que Vinícius participava de um acampamento de instrução básica, quando passou mal, apresentando sintomas de febre, diarreia e com pressão instável.
Após ser hidratado e medicado e sem ter melhoras, o soldado foi levado para o hospital de Bela Vista, onde foi diagnosticado com choque séptico. O texto diz ainda que o soldado Vinícius foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande por volta das 19h de sexta-feira, mas não resistiu e morreu na manhã de sábado por volta das 7h.
Inconformada, a mãe disse que quando recebeu a notícia foi informada apenas de que o filho estava indisposto. “Me comunicaram que o meu filho foi para o hospital porque estava indisposto. Quando entrei no hospital meu filho era outra pessoa, estava de fralda, estava vermelho, não conseguia urinar. Um caos total. Estava machucado”, disse a mulher em entrevista ao site Alvorada Informa.
Segundo Mariza, durante o treinamento, o filho comunicou ao comandante que não estava bem. “Na ida para Campo Grande, durante a viagem na ambulância, ele conversou com médico e eu escutei. Ele disse que falou com o comandante e informou que não estava bem. O que fizeram? Nada! Levaram o guri ruim, machucado, doente vomitando, agora o resultado é esse aqui. Isso não é disciplina”, mostra a mulher apontando para a sala da casa, onde o jovem era velado. Vinícius era filho único de Mariza.
› FONTE: Campo Grande News