Controle de Vetores de Aquidauana ensinam alunos a prevenir e combater o Aedes
Publicado em 30/04/2024
Editoria: Saúde
Neste mês de abril, a Coordenadoria de Controle de Vetores de Aquidauana deu início ao projeto “Vigilância Escolar para o Controle de Vetores”, o qual surgiu da necessidade de mobilizar a comunidade escolar e local para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Promovendo a participação ativa de alunos de escolas da rede municipal e estadual, os agentes de Controle de Vetores estão visitando as escolas, palestrando e, em algumas delas, junto com os professores da área de Ciências da Natureza desenvolverão atividades práticas com os alunos.
Assim sendo, na manhã desta terça-feira (30), a equipe de Controle de Vetores de Aquidauana esteve na Escola Municipal Erso Gomes, iniciando as atividades práticas de com os alunos da 8ª série, que receberam uma armadilha para coleta do Aedes, a “Ovitrampa”.
“Eles ficarão por uma semana com essa armadilha para coleta e identificação de larvas do mosquito Aedes. Daí, junto com os alunos, recolheremos, analisaremos e devolveremos para eles e, assim, vai até o mês de outubro eles aprendendo sobre todas as fases de evolução do mosquito e sobre combatê-lo. Em novembro, encerraremos o projeto realizando a apresentação dos resultados dessa ação com os alunos”, explicou o agente Waldemar Celestino Filho, que coordena o projeto nas escolas.
O mosquito Aedes, que inclui espécies como o Aedes aegypti e o Aedes albopictus são os mais importantes vetores de arbovírus para o homem, é transmissor da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela, são pequenos, de cor escura e com listras brancas no corpo e nas pernas, sendo conhecidos como os mosquitos "domésticos" devido à sua preferência por habitar próximo às residências.
Os mosquitos Aedes tendem a se reproduzir em locais comuns dentro e ao redor das residências, como tanques de água, recipientes temporários, tanto dentro quanto fora das casas, incluindo recipientes como potes, barris, pneus, latas, garrafas e vasos de plantas.
“Os alunos estarão aprendendo na prática sobre a biologia e ecologia desses insetos. É uma atividade escolar que refletirá dentro da casa deles, pois com certeza irão mostrar aos familiares e amigos o que estão trabalhando e, claro, a importância de prevenir e combater o Aedes”, completou a professora Eliane Lima Costa, da Escola Erso Gomes.
Vale destacar que, este projeto não apenas busca fornecer conhecimento sobre a biologia e ecologia desses insetos, mas também capacitar os alunos a desempenharem um papel ativo na identificação, monitoramento e controle dos criadouros de mosquitos em suas comunidades.
Tanto é que, em Camisão, será a primeira vez que será feito uma coleta, observação e analise com a armadilha para o Aedes. Essa atividade envolverá os alunos da Escola Municipal Franklin Cassiano. Na próxima sexta-feira, 03, eles já terão a primeira atividade prática com a equipe do Controle de Vetores de Aquidauana.
› FONTE: Agecom