Saúde de Aquidauana apresenta terapias desenvolvidas para pacientes autistas
Publicado em 30/04/2024
Editoria: Saúde
Na tarde desta segunda-feira (29) a equipe Multidisciplinar da Secretaria de Saúde e Saneamento Básico (SESAU) de Aquidauana, realizou em sua sede, uma palestra de encerramento da campanha “Abril Azul: O autismo – a terapia ocupacional e o brincar!”.
Denominado “Abril Azul”, por ser o mês de ações educativas de conscientização sobre o autismo, a SESAU desenvolveu diversas atividades junto à comunidade trabalhando a temática relacionada ao autismo.
Ontem (29), a palestra foi ministrada pelos profissionais da equipe Multidisciplinar e teve como público-alvo pais e familiares de autistas, profissionais da SESAU, membros da Associação de Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (AFaP TEA), professores da REME (Rede Municipal de Ensino), profissionais da APAE de Dois Irmãos do Buriti e policiais militares da Força Tática do Canil do 7º BPM.
Estiveram palestrando no encontro de ontem, a fisioterapeuta ocupacional Livia Maria, a psicóloga Gisele Paquer, a pediatra Liz Arima, o educador físico Mauricio Oliveira, o nutricionista Pedro Henrique, a assistente social Cecilia Mussi e a fisioterapeuta Jennifer Nelly.
Além da palestra dos profissionais da SESAU, os policiais militares apresentaram os cães do canil da PM e explicaram como eles ajudam nas atividades de terapia das crianças autistas que participam do projeto “Pelo Amigo – Cinoterapia”.
A Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico, a qual consiste em momentos de afeto, onde o paciente acaricia e brinca com o pet e, quando existe a possibilidade, passeia com ele, fazendo caminhadas e atividades ao ar livre.
› FONTE: Agecom