Marinha do Brasil resgata mais de 100 pessoas no Rio Grande do Sul
Publicado em 06/05/2024
Editoria: Brasil
Força também atua no transporte de alimentos, água e combustível
A Marinha do Brasil (MB) mobilizou quatro aeronaves, embarcações e dois pelotões de Fuzileiros Navais para atuar em ações de Busca e Resgate à população atingida pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS).
Apenas ontem, domingo (5), cerca de 40 pessoas foram resgatadas,incluindo dois bebês e uma mulher grávida de gêmeos, além de animais domésticos. Ao todo, mais
de 100 pessoas em situação de risco foram resgatadas pelos militares da MB no estado.
O apoio das aeronaves têm sido fundamental para chegar às áreas de difícil acesso e resgatar pessoas ilhadas. Integram a ação Aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51), do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsdqHU-2) e do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61). Militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande também participam da operação e já resgataram mais de 40 pessoas.
Além das ações de Busca e Resgate, a MB também atua no transporte de alimentos, água e combustível. Nesse final de semana, a Força transportou uma tonelada de mantimentos para a região de Lajeado e 1.200L de querosene de aviação que irão abastecer aeronaves militares e civis que atuam nas buscas e resgates.
Desde o dia 30 de abril, a Marinha presta apoio à população em situação de risco, em conjunto com as autoridades locais.
Hoje (6), o Navio-Patrulha “Babitonga” e o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” partirão para Porto Alegre a fim de reabastecer as equipes com combustível para resgate e gêneros para doação à população afetada. A Força também prestará apoio ao Governo Federal para a instalação de um hospital de campanha no Vale do Taquari.
› FONTE: Marinha do Brasil