Estudantes da UFMS de Aquidauana tiveram aula de campo na Estrada do Taboco
Publicado em 12/06/2019
Editoria: Educação
Estudantes da UFMS de Aquidauana continuam aprendendo com as especificidades da região. O destaque agora vai para a oportunidade que os acadêmicos de Geografia Licenciatura tiveram, durante a realização de uma aula de campo na Estrada do Taboco, em Aquidauana (MS).
A aula de campo foi realizada no dia 05 de junho e contou com a participação de acadêmicos do 1° semestre do curso. O objetivo era identificar afloramentos e compreender a influência da dinâmica interna e externa da terra na formação dos diferentes tipos de rochas e minerais.
Em campo, os acadêmicos observaram e descreveram litologias, bem como compreenderam seu processo de formação ao longo do tempo geológico. Além disso, aprenderam como as rochas e minerais podem influenciar nas atividades econômicas de uma região.
As atividades foram desenvolvidas na Br 419 (Estrada do Taboco), onde foi possível a observação de rochas da Formação Aquidauana (arenito e diamictito) e do Grupo Cuiabá (Filito). Também foi realizada uma trilha no sítio Esperança, onde foram destacados aspectos relacionados ao Geoturismo. Na oportunidade, foi discutido o trabalho de mestrado desenvolvido na Estrada Parque Piraputanga, denominado “Caracterização Geoturística da área de Proteção Ambiental (APA) da Estrada Parque de Piraputanga”.
Para a Profa. Dra. Elisângela Martins de Carvalho, que coordenou a visita, foi uma oportunidade bem aproveitada pelos estudantes: “a visita técnica possibilitou a síntese das informações discutidas durante o semestre e contribuiu para a possibilidade dessa prática no cotidiano do ensino de geografia”.
› FONTE: UFMS - Aquidauana