Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Audiência Pública promove avaliação de metas para a Educação em Aquidauana

Publicado em 31/05/2024 Editoria: Educação


Na manhã da ultima quinta-feira (28), aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aquidauana, a “Audiência Pública de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação”.

Em sua quarta edição, a audiência teve por objetivo apresentar, analisar, colocar em votação e aprovar o relatório do período letivo de 2022 e 2023. Com vigência decenal, o Plano Municipal de Educação de Aquidauana determina diretrizes a serem executadas dentro das ações da política educacional, por um período de dez anos.

O Plano Municipal de Educação foi aprovado em 2015 e possui objetivos, metas e estratégias para serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo, durante um período de dez anos.

Conforme explicou a secretária municipal de Educação, Profª Luzia Cunha, as metas propostas no Plano Municipal de Educação foram alinhadas com o Plano Nacional e Estadual e, com isso, pretende-se alcançar o sucesso na qualidade do ensino na Educação como um todo, ou seja, nas esferas Municipal, Estadual, Privada e Universidades.

A secretária Luzia prosseguiu: “agradecemos o empenho de cada Grupo de Trabalho envolvido nesse processo. Reforço que, apesar de já termos alguns avanços pontuais e fundamentais em alguns Estados e em nosso município, ainda há muito o que avançar no Brasil como um todo, em relação aos investimentos em educação. Devo dizer que o PNE é uma ferramenta fundamental para a construção de um sistema educacional mais inclusivo, equitativo e de qualidade”.

O secretário de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas,  Ronaldo Ângelo de Almeida, participou da solenidade de abertura da 4ª Audiência Pública e elencou os investimentos feitos pela atual gestão na estruturação física da Rede Municipal.

“Seguindo o que foi proposto no plano de governo do prefeito Odilon Ribeiro, conseguimos avançar e muito na estruturação das unidades de ensino. Em 2017, entramos na gestão com CMEIs em meio ao matagal, com obras abandonadas, o sistema de convênios estava todo desatualizado para conseguirmos recursos para a educação. Hoje, ao longo desses 7 anos de gestão, o prefeito Odilon e toda essa equipe conseguiu colocar tudo para funcionar, hoje, inclusive, já temos aprovado o projeto de ampliação e construção de mais um CMEI, cobertura de quadras esportivas em escolas, fora as Escolas e CMEI’s que já foram reformados e ampliadas e as que ainda estamos elaborando os projetos para reformar”, detalhou o secretário Ronaldo Ângelo.

Por sua vez, o secretário de Finanças, Ernandes Peixoto, representando o prefeito Odilon Ribeiro, pontuou que “a educação é sempre muito complexa de fazer gestão administrativa e pedagógica e a de Aquidauana ainda mais, pois aqui tem vários segmentos específicos dentro da mesma Rede de Ensino, de escolas urbanas a pantaneiras.

“Estes últimos anos tivemos uma grande evolução na Rede Municipal e, para isso, foi preciso muita determinação, trabalho, criatividade e investimento. Não é fácil gerenciar uma educação com mais de 6 mil alunos, mas a gestão atual investiu e investe muito. Essa audiência é muito proveitosa para avaliar tudo que foi feito e ainda precisa ser executado para avançarmos mais ainda na nossa Rede Municipal”, finalizou o secretário Ernandes.

A solenidade de abertura contou com a participação especial dos alunos do CMEI Marisa Scaff, que entoaram os Hinos – Nacional e Municipal e, também, dos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Polo Lutuma Dias, da Aldeia Limão Verde, que cantaram em língua terena.

Participaram da audiência, diretores, diretores-adjuntos, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino, equipe da SEMED, bem como, as Professoras Doutoras Ana Graziele (diretora da UFMS/Aquidauana), Priscila Pompiani (UEMS) e Janete de Lima (IFMS).

 



› FONTE: Agecom