Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde: índices de ocorrências de trânsito em Aquidauana é preocupante

Publicado em 23/06/2024 Editoria: Trânsito


Em apenas 24 horas a Unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Aquidauana atendeu 13 ocorrências, sendo 6 acidentes de trânsito, dois incêndios em vegetação, 1 atendimento a gestante, 1 vítima de agressão física, 1 emergência psiquiátrica, 1 mal súbito e 1 acidente em prática desportiva.

Ontem por volta das 15h28min o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um acidente de trânsito na rua Teodoro Rondon, centro de Aquidauana, onde foi constatado uma colisão entre um carro e uma bicicleta com duas vítimas.

A primeira vítima o condutor da bicicleta, sexo masculino, de 38 anos, identificado pelas iniciais T.E.V. consciente e desorientado, caído ao solo, apresentando trauma na face, com ferimento corto-contuso na cabeça (região frontal) com hemorragia, ferimento contuso no nariz com hemorragia e possível fratura no fêmur esquerdo.

A segunda vítima, sexo feminino, 29 anos, identificada pelas iniciais R.A.S. também caída, consciente e desorientada, apresentando trauma na face e no membro inferior esquerdo.

A Guarnição realizou os exames primário e secundário, controle de hemorragia e imobilizações e logo em seguida houve o transporte das vítimas para o Pronto Socorro de Aquidauana, onde ficaram sob os cuidados médicos da equipe médica de plantão.

Em outro momento, a equipe socorreu uma vítima de espancamento na Rua Delfino Alves Corrêa  (paralela a Pantaneta), esquina com a rua dos Ferroviários no bairro Alto.

Ainda ontem, por volta das 12h30 acidente com vitima envolveu duas motocicletas na Rua Giovani Toscano de Brito esquina com a rua de acesso ao Detran de Aquidauana.

As 15h20 houve um acidente de trânsito envolvendo carro e moto na rua Candido Mariano, no bairro Guanandi com 2 vítimas.

Nesta madrugada, por volta de 03h58min a guarnição de resgate do Corpo de Bombeiro Militar em Aquidauana foi acionada para atender ocorrência de acidente de trânsito na rua dos ferroviários próximo ao cruzamento com a rua João Dias, Bairro Alto, em Aquidauana.

Chegando ao local constatou-se tratar de um acidente envolvendo moto Honda de cor preta x carro VW Gol de cor branca.

O condutor da motocicleta, R.P.D, estava consciente e orientado, caído ao solo, reclamando algias lombares, escoriações abrasivas na perna direita, um corte no punho esquerdo com pequeno sangramento.

A Guarnição de resgate realizou os primeiros atendimentos, imobilizando a vítima e transportando-as para o PS de Aquidauana.

A condutora do veículo VW Gol nada sofreu, permanecendo no local para procedimentos de praxe.

Além disso, o Corpo de Bombeiros de Aquidauana tem como missão atender vítimas de acidentes em rodovias da região entre elas a BR 262. Em alguns casos as equipes permanecem no local para desencarceramento de vítimas.

O problema é que em todos esses casos as vitimas são transportadas ao Pronto Socorro do Hospital Regional Estácio Muniz em Aquidauana, cuja equipe precisa se desdobrar para atender a todas as vítimas.

O fato sobrecarrega o atendimento na unidade de saúde, tendo em vista inclusive aos diversos procedimentos aos quais o paciente precisa ser submetido para o diagnóstico correto. Além do Corpo de Bombeiros, o SAMU 193 – Serviço Móvel de Urgência também atua no resgate de vitimas de acidentes tendo como prioridade o transporte para o Pronto Socorro do Hospital Regional Estácio Muniz.

Além disso, o Corpo de Bombeiros de Aquidauana e o SAMU tem como missão atender vitimas de acidentes em rodovias da região entre elas a BR 262. Em alguns casos as equipes permanecem no local para desencarceramento de vítimas.

Em alguns casos, vítima de acidentes em Aquidauana são transferidas com apoio da Central de Ambulância para hospitais de Campo Grande através do sistema de regulação em virtude da gravidade dos ferimentos. “É importante se cuidar no trânsito, praticar direção defensiva, respeitar a sinalização e limites de velocidade e se beber não dirigir. Evite ser você a próxima vítima”.