A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas e o Conselho Municipal da Cidade de Aquidauana, realizou a 7ª Conferência Municipal das Cidades, unidade II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ontem, 26.
Com o tema “Construindo a Politica Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, vários seguimentos da sociedade se mobilizaram e compareceram para discutir, estabelecer metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade, bem como, sugerir políticas públicas de desenvolvimento urbano que apontem caminhos para cidades mais inclusivas, justas, democráticas e sustentáveis.
A conferência teve início às 8h30min com a leitura e aprovação do regulamento. Depois, a primeira palestra foi com Madson Ramão - engenheiro agrônomo e gerente de regularização fundiária da Agência de Habitação Popular de MS (AGEHAB), que falou sobre: “Porque realizar a conferência?”. Em seguida, o Prof. Dr. Paulo Roberto Joia discorreu sobre a temática: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
“O prefeito Odilon Ribeiro junto com sua equipe tem feito um trabalho de desenvolvimento urbano na cidade, melhorando nossa infraestrutura e, claramente, isso tem proporcionado a todos uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento econômico. Esses avanços nas mais diversas áreas são incrementados a partir das políticas publicas que são desenvolvidas no município e que nascem de discussões e do ouvir a população e seus segmentos, por isso é muito importante esse momento de estudo e debates”, destacou o secretário de Finanças de Aquidauana - Ernandes Peixoto de Miranda, que no ato representou o prefeito Odilon Ribeiro.
Já o secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas - Ronaldo Ângelo de Almeida destacou a importância de ouvir a população nas discussões do futuro da cidade.
“Desde que assumimos o mandato em 2017, o prefeito Odilon nos disse para ouvir a população, procurar saber quais são suas necessidades e, assim, tem sido nosso trabalho. Quando se trata de planejamento, urbanismo e expansão urbana nós temos que ouvir as demandas da população, tirar dúvidas, orientar e auxiliar apontando o melhor a ser feito e buscarmos resolver os problemas que cabem ao poder público”, disse o secretário Ronaldo Ângelo.
Os vereadores Wezer Lucarelli (líder do prefeito no legislativo) e Anderson Meireles, também fizeram o uso da palavra apontando a importância dos debates entre o Poder Público e a sociedade civil na busca de soluções para os problemas já existentes, bem como, discutir ideias para um futuro melhor para Aquidauana.
Também estiveram presentes na conferência os vereadores Tião Melo e Sargento Cruz; as secretárias municipais Marluce Martins Garcia Luglio (Administração), Flávio Gomes Filho (Trânsito) e Luzia Cunha (Educação); coronel Anderson Rezende Diniz comandante do CPA 3; Ten. Cel. Carlos Magno da Silva comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana; capitão Carlos Antônio Saldanha da Costa - comandante do Corpo de Bombeiros, Profª. Drª Ana Graziele Lourenço Toledo - diretora da UFMS de Aquidauana; Leodomiro Lopes Flores - chefe da Agência Fazendária de MS.
No período vespertino aconteceram as discussões com os eixos temáticos. O Prof. Dr. Ricardo Lopes Batista (UFMS) palestrou sobre “A articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas”. Já o secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas - Ronaldo Ângelo discorreu sobre gestão estratégica e financiamento.
Ainda no período da tarde, as discussões prosseguiram com a Profª. Me. Grace Ferreira da Silva (bióloga) que abordou “A sustentabilidade ambiental e emergências climáticas”; na sequência, o representante da Cidade Digital, Reginaldo Souza da Silva falou sobre o tema “Transformação digital e território”.
E, finalizando os eixos das discussões, o delegado regional de Polícia Civil de Aquidauana - Amylcar Eduardo Paracatu Romero palestrou sobre “A segurança pública e o enfrentamento do controle armado dos territórios populares”.
A conferência foi finalizada com a apresentação, votação e aprovação das propostas construídas nos grupos de trabalho e a eleição dos delegados para compor a 7ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, em Campo Grande, conforme determina o anexo I do Decreto Municipal nº 67/2024, do Regimento Interno.
› FONTE: AGECOM/Crédito da Foto: Gabriela Bernardes