As mulheres aquidauanenses terão um lugar especial para atendê-las com exames, procedimentos de enfermagem, consultas médicas de rotina e obstétricas e, entre outros serviços voltados às mulheres, gestantes e puérperas.
Para conhecer in loco como funciona a clínica da mulher, quais a estrutura físicas e de equipamentos são necessários que o local tenha, quais as dimensões em áreas e corpo técnico, uma comitiva da Prefeitura de Aquidauana realizou na última quarta-feira, 26, uma visita técnica na Clínica da Mulher, recém-inaugurada em Maracaju.
Realizaram a visita técnica em Maracaju, a primeira a primeira-dama Maria Eliza Ribeiro, as secretárias municipais Rose Bossay (Assistência Social) e Patrícia Panachuki (Saúde) e a equipe técnica da SESAU – Felipe Cabreira, Daniele Ferreira e Poline Hortence, Elaine Alves Corrêa (Assistência Social) e as representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Aquidauana e Anastácio – Ivone Nemer (vice-presidente) e Maria Joaquina da Silva (assessora técnica da rede).
Em Maracaju, a comitiva aquidauanense foi recepcionada pela secretária municipal de Saúde – Rubya Machado Mendonça, Paulo Cesar Chagas Ferreira (Superintendente do Hospital Soriano Correa da Silva), Joziele Santos Bertolim (coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde) e Renata de Lima Matos (assistente social do Hospital Soriano Correa da Silva).
Foi feita a visita às instalações da Clínica de Saúde Mulher, que tem 3 (três) salas P.P.P. (Pré-Parto, Parto e Pós Parto) com possibilidade da prática do parto natural/humanizado, área de deambulação coletiva, posto de enfermagem, enfermarias com banheiros preparados para higienização das mães e também dos recém-nascidos, ala ambulatorial e sala de palestra, consultório de triagem, consultório ginecológico, sala de mamografia diagnóstica e área administrativa.
O deputado Geraldo Resende, em recente visita à Aquidauana em junho, anunciou para o prefeito Odilon Ribeiro e para a Rede Feminina a destinação de uma emenda R$ 3 milhões para a construção de uma Clínica de Saúde da Mulher e, na oportunidade, indicou que a equipe de Aquidauana da Saúde, Assistência Social e da Rede conhecessem de perto as estruturas das clínicas de Maracaju e de Rio Brilhante, buscando fazer uma interlocução e levantamento sobre o que é ideal para a estrutura a ser construída em Aquidauana.
“Não poderíamos deixar de fazer a visita e conhecer de perto como foi construído e organizado esse espaço voltado à saúde das mulheres. Estamos muito felizes e com uma grande expectativa para que o projeto da clínica em Aquidauana seja exitoso, completamente adequado as demandas que precisamos lá e, claro, possamos acolher com carinho e humunização as pacientes”, explicou a secretária de Saúde, Patrícia Panachucki.
Logo depois, a comitiva seguiu para o Hospital Municipal Soriano Correa da Silva, para conhecer de perto como funciona a Central de Atendimento à Mulher Vítima de Violência que chega até a unidade hospitalar para ser atendida. Ali, a mulher tem a disposição, além do acolhimento, o atendimento com médico, enfermeira, psicóloga e assistente social, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Finalizando a visita em Maracaju, a equipe de Aquidauana e da Rede Feminina foi conhecer a AMAPC - Associação Maracajuense Amigos Portadores de Câncer, onde foram recebidos pela presidente Andreia Bess.
A AMAPC é uma associação sem fins lucrativos que apoia pacientes e familiares de Maracaju que estão no tratamento contra o câncer. A entidade auxilia estas pessoas com medicação, alimentos, apoio de profissionais parceiros, dentre outras ações.
Na sede da AMAPC funciona uma loja (bazar) com produtos novos e seminovos, onde todo o dinheiro arrecadado é usado em prol dos pacientes com câncer.
“A gente se emociona ao conhecer espaços tão bem preparados para acolher, para atender e para dar um pouco mais de aconchego às mulheres que enfrentam uma doença, que estão passando por um estágio complicado na gravidez ou num tratamento de saúde. Ou ainda, que lutam para sobreviver diante da violência contra elas. Ficamos muito entusiasmados com tudo que vimos em Maracaju e daqui, com certeza, sairão bons exemplos e ideias do que poderemos implantar na clínica e na Rede Feminina em Aquidauana”, afirmou a primeira-dama Maria Eliza, agradecendo à equipe maracajuense pela recepção.
Por sua vez, as integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Aquidauana e Anastácio também avaliaram a visita em Maracaju como muito positiva e pontuaram várias ideias que poderão ser discutidas para serem trabalhadas no acolhimento, incentivo e apoio às pacientes que buscarem ajuda da Rede no município.
› FONTE: AGECOM/Crédito da Foto: Juliano Dervalho