Arraiá do CAPS de Aquidauana promove inclusão e alegria para os pacientes
Publicado em 05/07/2024
Editoria: Saúde
Ontem, 04, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) proporcionou aos pacientes diversão, alegria, socialização e inclusão, tudo em ritmo de festa julina. O Arraiá do CAPS celebrou o “São João” com a participação dos pacientes, familiares e funcionários.
Durante o evento, foram realizadas diversas brincadeiras, teve bingo, apresentação de dança de quadrilha dos pacientes, barracas com comidas típicas e muita animação.
Ainda no Arraiá, os pacientes colocaram seus artesanatos produzidos nas oficinas terapêuticas de artes, para serem comercializados. A renda da venda dos produtos é revertida em matéria-prima para produção de mais artesanatos pelos pacientes nas oficinas.
Os convidados e pacientes tiveram a oportunidade de cantar e dançar, expressando suas emoções e sentimentos. O principal objetivo da ação foi promover a socialização entre os pacientes e incentivar a participação ativa no planejamento terapêutico individual e coletivo.
A secretária de Saúde e Saneamento, Patrícia Panachuki, destacou que o Arraiá é muito importante para que os pacientes possam se expressar livremente e participar de atividades que promovam a interação entre eles, a equipe e a família.
“Momentos como esse, fazem com que essas pessoas se sintam prestigiadas, ativas e, principalmente, notadas pela sociedade”, afirmou a coordenadora do CAPS, Jéssica Casanova.
O Arraiá foi organizado pela equipe de profissionais do CAPS, com apoio da SECTUR, DEMUTRAN e Equipe Multidisciplinar da SESAU.
Estiveram participando do Arraiá, a Delegada da Delegacia da Mulher de Aquidauana (DAM) – Isabelle Sentinello, a Defensora Pública da 1ª Defensoria Pública Cível – Janaína de Araújo Sant’Ana, a Coordenadora de Saúde Mental de Anastácio – Tatiane Marques e a Enfermeira RT. do Hospital Funrural – Alessandra Damasceno.
› FONTE: Agecom