Dia dos Pais vai movimentar quase R$ 350 milhões em Mato Grosso do Sul
Publicado em 15/07/2024
Editoria: Região
Pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais aponta que o comércio de Mato Grosso do Sul vai movimentar R$ 349,88 milhões na economia do Estado, sendo R$ 148,30 milhões para presentes e R$ 201,58 milhões às comemorações.
Os dados são da pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF MS) e Sebrae MS, divulgada hoje.
O levantamento, realizado em oito municípios do Estado (Bonito, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Coxim, Ladário, Ponta Porã e Três Lagoas), entre os dias 24 a 29 de junho, afirma que a compra de presentes e as comemorações poderão ser mais tímidas neste ano, em comparação ao ano passado (7%), representando um gasto médio total de R$ 412,97. Entre os entrevistados, 50, 23% afirmam que vão presentear os pais ou alguma figura paterna.
O presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, destaca que é importante o empresário ficar atento ao comportamento do consumidor. “A pesquisa mostra que 54% dos entrevistados buscam qualidade do produto, e 27% vão comprar o presente preferido do homenageado. Então, é o momento de atender esse cliente com assertividade desde o momento em que ele entra na sua loja até o pós-venda”, explica.
Para a economista do IPF MS, Regiane Dedé de Oliveira, observar as preferências do consumidor é um dos itens importantes, como por exemplo a forma de pagamento que faz parte do trajeto das vendas. “64% dos entrevistados afirmam que preferem pagar à vista com desconto. Então, é o momento de criar conexão com os clientes, fidelizar e mostrar as opções, para que eles voltem depois”, sugere. “Uma oportunidade ímpar, já que 86% garantem que vão comprar presencialmente.”
Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, a data é uma oportunidade de ouro para o empresário aumentar as receitas e fortalecer a economia local. “A preparação para esse período deve começar semanas antes, com os comerciantes atentos às tendências e desejos dos consumidores. Uma estratégia bem planejada e uma boa dose de criatividade fazem toda a diferença”, afirma. “Pacotes promocionais e oferecer descontos em produtos populares podem atrair clientes. Criar um pacote de experiências também é importante”, lembra. 87% dos entrevistados afirmaram que vão comemorar a data e preparar uma refeição.