Uma das vítimas recebeu ligação no dia 9 de agosto, mas só percebeu prejuízo nesta terça-feira
Duas mulheres procuraram a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro nesta terça-feira (13), após serem vítimas de golpe e perderem R$ 144.910, 29 para falsos funcionários de bancos. Uma delas recebeu a ligação na sexta-feira (9), data em que foram feitas as transferências, mas ela só percebeu o prejuízo ontem.
À polícia, a mulher de 43 anos contou que por volta das 16h30 da sexta-feira recebeu uma ligação e a pessoa se identificava como gerente da Caixa Econômica Federal e perguntou se ela havia feito transferências ou pagamentos via Pix. Ela negou as transações e o homem perguntou se ela teria outro aparelho telefônico do modelo iPhone cadastrado para movimentar sua conta.
O golpista afirmou que o modo de segurança do atual telefone da mulher havia sido excluído e que ela precisaria ir até uma agência bancária resolver a situação. Como ela disse que não poderia ir naquele momento. O falso gerente indicou que ela fizesse uma análise no aparelho celular e encaminhou um link para a vítima acessar.
No momento em que ela clicou no endereço eletrônico, a tela do aparelho ficou escura, mas a ligação não foi desligada. Logo depois, o autor disse que a situação estava bem complexa e que precisaria ligar novamente para a vítima no dia seguinte. No sábado (10), o homem entrou em contato outra vez e o procedimento foi repetido.
Ainda conforme o relato da mulher, tudo aconteceu da mesma forma. Ele encaminhou o link e quando ela clicou a tela do celular escureceu e ele afirmou que entraria em contato no domingo (11). No terceiro dia o procedimento se repetiu, mas o homem voltou a pedir que ela procurasse uma agência bancária na segunda-feira (12) para fazer as novas senhas eletrônica.
Porém, o golpista disse que a mulher não poderia conversar com os funcionários do local porque eles quem estariam vazando as informações dela. A mulher foi ao banco e ao sair conversou novamente com o golpista que a orientou fazer alguns procedimentos via aplicativo do banco.
Na terça-feira, ela voltou na agência e conversou com o gerente e então percebeu que havia sido vítima de golpe. O autor fez três transferências nos valores de R$ 63.699,00, R$ 11.316,00 e a última de R$ 10.895,29. Totalizando R$ 85.910,29.
Segundo caso – A outra vítima, mulher de 56 anos, também registrou o boletim de ocorrência na terça-feira. À polícia, ela contou que recebeu ligação na segunda-feira por volta das 16h de um homem que se identificou como funcionário do banco Bradesco e ele afirmou que havia acontecido uma tentativa de golpe na conta da vítima.
Ele pediu para que ela fizesse alguns procedimentos e a mulher foi seguindo as orientações, ela não desconfiou de nada. No entanto, quando foi acessar o aplicativo bancário, não conseguiu entrar e entrou em contato com sua gerente que informou que haviam feito um Pix de R$ 59 mil da conta dela. O caso foi registrado como estelionato.
› FONTE: CG News