Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Comissão do Codesul discute combate ao crime contra mulheres na fronteira

Publicado em 18/06/2019 Editoria: Região


O Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Adriano Garcia Geraldo, participou na tarde de ontem, segunda-feira (17), da reunião de trabalho da Comissão de Segurança Pública do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), realizada na Governadoria em Campo Grande.
 
Presidida pela subsecretária Especial da Cidadania, Luciana Azambuja Roca e com a presença do governador Reinaldo Azambuja, a reunião teve como objetivo apresentar as atividades realizadas pelo Governo do Estado no que tange ao projeto Codesul Fronteiras, no período em que Mato Grosso do Sul esteve à frente do Conselho, bem como alinhar as próximas ações integradas entre os estados-membros.
 
Um dos principais temas debatidos na reunião foi o aliciamento de mulheres por parte do crime organizado, para servirem de “mulas” do tráfico. “Queremos fazer um mapeamento para saber quais violências contra as mulheres estão entre os crimes transfronteiriços e transnacionais”, destaca a subsecretária.
 
O Delegado-Geral Adjunto pontuou que a cooptação de mulheres para o tráfico é uma realidade na fronteira, o que acaba impactando a economia do Estado. “Mato Grosso do Sul é do Brasil o estado que mais apreende drogas, o que acaba sendo um problema porque ficamos com o custeio dos presos, veículos apreendidos que hoje são mais de 800 nos pátios das delegacias e com o custo da custódia das drogas”, explica Adriano.
 
Mato Grosso do Sul possui uma área de fronteira seca de 1.132 quilômetros com o Paraguai e 386 com a Bolívia. Nessa faixa foram registras 46 mortes de mulheres em 2018 e 17 em 2019. No comparativo dos cinco primeiros meses do ano, com o mesmo período do ano passado, o crescimento é de 47%. Para a subsecretária Luciana, os números mostram que é preciso ter um olhar diferenciado para as fronteiras.
 
Estiveram presentes na reunião desta segunda-feira o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Waldir Acosta Ribeiro, o coronel Kleber Haddad Lane, representando a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a secretária Especial Adjunta de Cidadania, Maria Thereza Trad, a secretária-executiva do Codesul MS, Magda Correa, a vereadora e coordenadora do Parlamento Feminino da Fronteira MS, Anny Espínola, Giovana Vargas, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres.
 
A reunião contou ainda com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Rheiner e da delegada Patrícia Zimermmann, que representa a Comissão de Segurança Pública do Codesul SC e da delegada da Polícia Civil do Paraná, Márcia Marcondes, que representou o governador Ratinho Júnior.
 
Audiência Pública
 
No próximo dia 11 de julho, a Comissão de Segurança Pública do Codesul participa em Brasília (DF) da audiência pública promovida pela Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, para tratar dos projetos dos estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, especialmente aqueles voltados para as fronteiras.
 
Sobre o Codesul
 
O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul-BRDE), foi criado, em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.
 
Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o Codesul constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.
 
O exercício da Presidência do Conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. A estrutura administrativa é composta por um Secretário Executivo, nomeado pelo Governador-Presidente, e por quatro Secretários Assistentes, além de corpo técnico e administrativo.
 
As reuniões do Conselho têm a participação do Diretor-Presidente do BRDE. Como órgãos vinculados, compõem o Codesul Comissões Permanentes e Comissões Técnicas, que trabalham em áreas onde há potencial de integração regional.
 
Desenvolvem-se, ainda, negociações com a Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), a Xunta da Galícia, Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino - Litoral (CRECENEA - Litoral), e o Governo de Québec/Canadá com o objetivo de fortalecer a cooperação com essas entidades.
 


› FONTE: PC MS