Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Sonho era aposentar na beira do rio Aquidauana, mas casal ganhou serviço

Publicado em 25/08/2024 Editoria: Região


Espaço integra a rota turística de Camisão. (Foto: Arquivo pessoal)

Espaço integra a rota turística de Camisão. (Foto: Arquivo pessoal)

Sandra e Antônio transformaram casa em distrito de Aquidauana em pousada

Quando saiu de Campo Grande ao lado do marido, Sandra Maria Santos Silva imaginava que o momento da sonhada aposentadoria na “beira do rio” finalmente havia chegado. Mas, no caminho ao lado de Antônio, a história mudou e os dois se viram compartilhando o lar de descanso como um novo serviço.

Morando em Camisão, distrito de Aquidauana, ela viu a região mudar aos poucos e começar a se organizar para levar o turismo para além do Morro do Paxixi. “Meu marido terminou os trabalhos e a gente resolveu vir para cá descansar. Então, era só o lugar da Sandra e do Antônio, mas as mudanças foram acontecendo e a associação nasceu”.

A associação em questão é a Aecopaxi (Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi) que há quase dois anos tem reunido os moradores e empresários para inserir Camisão no mapa do turismo. Por isso, Sandra explica que sua história mudou mais uma vez quando o grupo passou a existir.

“O que era casa se tornou pousada e agora é Recanto Indaiá Hospedaria e Ecoturismo. Lá, nós temos acesso ao Rio Aquidauana e as pessoas podem passar o dia ou ficar lá por quanto tempo quiserem”, descreve Sandra.

Sem nunca ter trabalhado no ramo do turismo antes de Camisão, ela explica que uma série de adaptações precisaram ser feitas, assim como capacitações. “Hoje, nós estamos trabalhando para oferecer outras atividades no recanto, mas também é bem tranquilo”.

E outro detalhe inesperado foi uma inversão de protagonismo, como a proprietária do recanto brinca. Isso porque, segundo Sandra, foi uma vida sendo conhecida como a “Sandra do Toninho” e, agora, com a propriedade, quem virou “Da Sandra” foi Antônio.

Pensando em novas adaptações e serviços a serem oferecidos, ela relata que esse é um desafio pelo qual a maioria dos moradores e empreendedores da região tem passado. Mas, ainda lembrando da calmaria desejada na aposentadoria, tudo é feito sem muita pressa.

Sobre o cenário, durante uma série de entrevistas para falar sobre os atrativos de Camisão, a presidente da Aecopaxi, Mirian Coura Aveiro relatou que o caso de Antônio e Sandra não é o único por ali. Assim como eles, outros moradores têm se mobilizado para entrar nos roteiros.

“Nós sabemos da importância de ter a comunidade, os moradores aproveitando o ecoturismo. Comigo também foi assim, eu não vim com objetivo de entrar na área, mas nós vimos uma oportunidade tão grande de mostrar as belezas daqui que resolvemos mudar”.



› FONTE: Campo Grande News Lado B