Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Rufino e presidente da canoagem esperam ao menos três medalhas em Paris 2024

Publicado em 30/08/2024 Editoria: Esporte


Aquidauanense Rafael Girotto segurando o mascote dos Jogos Olímpicos e Fernando Rufino

Aquidauanense Rafael Girotto segurando o mascote dos Jogos Olímpicos e Fernando Rufino

Rafael Girotto é presidente da CBCa e espera que a paracanoagem superere as três medalhas de Tóquio 2020

O paracanoísta Fernando Rufino e o presidente da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), Rafael Girotto, esperam que a paracanoagem brasileira tem uma participação melhor nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 do que em Tóquio 2020. Eles estão na capital francesa.

Rufino, que tem 39 anos, também conhecido como "Cowboy de Aço" desfilou junto com a delegação brasileira. Ele participará da competição de VL2 e KL2. Ele é um dos grandes nomes da delegação brasileira, trazendo consigo a experiência de um campeão paralímpico e tricampeão mundial. A expectativa é que ele brigue por duas medalhas de ouro.

"Estamos preparados e focados para levar essas medalhas. A energia é incrível e eu estou pronto para fazer história! Vem com a gente, galera”, resume Fernando Rufino. As provas estão previstas para o dia 7 e 8 de setembro.

Durante a cerimônia de abertura, Rafael Girotto, presidente da CBCa, falou com o Campo Grande News. Ele é de Aquidauana, formado em Educação Física e comanda a Confederação desde 2021.

O aquidauanense acompanhou a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos e agora está novamente em Paris para os Jogos Paralímpicos. Ele foi atleta de canoagem por 20 anos, consagrando-se 10 vezes Campeão Estadual, quatro vezes Campeão Brasileiro nas categorias de Base e oito vezes Campeão Brasileiro na categoria Adulto.

Ainda como atleta, integrou a Seleção Brasileira de Canoagem em diversas competições internacionais, como em 3 Campeonatos Mundiais, sendo o Melhor atleta Brasileiro nas competições e disputando Copas de Mundo.

O presidente destacou que a expectativa é alta para os Jogos e citou os representantes de Mato Grosso do Sul. "Aqui na canoagem é a Débora Benevides e o Rufino que vão competir nos dias 6, 7 e 8 de setembro. Do Brasil na canoagem também tem o Miquéias, que é uma uma revelação aí na categoria KL3. A Maria Santina é uma medalhista mundial e provavelmente vai conquistar uma medalha. Outro nome é o Luís Cardoso".

Ele explicou que o número certo de medalhas é difícil de cravar, mas a espera é de que a participação em Paris supere as três medalhas de Tóquio. Rafael convive no dia a dia com o campeão Rufino e enalteceu que o Cowboy está em um ótimo momento para buscar duas medalhas.

"Então eu acho que ele chegou no seu melhor, tanto fisicamente quanto na questão de experiência, ele tem duas chances de medalhas: uma chance no caiaque e uma chance na canoa", disse.

Em relação a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos, especialmente com Isaquias Queiroz e Ana Sátila, o presidente avaliou como positiva. "Acho que foi muito proveitosa a participação, porque foi a maior classificação da história da canoagem em uma competição fora do Brasil. Apesar de não ter a medalha de ouro, foi bom chegarmos às finais".

 



› FONTE: Campo Grande News