Aquidauana ganha Casa da Cultura Rubens Corrêa e sede da SECTUR
Publicado em 31/08/2024
Editoria: Arte e Cultura
Com uma programação festiva e uma noite cultural, dentro das festividades dos 132 anos de Aquidauana, a Casa Rubens Corrêa e Sede da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) abriu as portas nesta sexta-feira, 30.
Com a presença da população Aquidauanense, autoridades, amigos e familiares de Rubens Corrêa, a solenidade de inauguração contou ainda com a apresentação da Banda Municipal Otávio Mongelli.
Investindo na preservação da história, da cultura e do patrimônio arquitetônico histórico da cidade, em 2023, com recursos próprios do município, a Prefeitura de Aquidauana, na gestão atual do Prefeito Odilon Ribeiro, fez a aquisição da casa, no valor de R$ 1,4 milhão.
A casa foi construída em 1929 e carrega memórias de uma época e de uma família que marcou a história cultural de Aquidauana e de Mato Grosso do Sul.
Além de carregar uma das mais belas arquitetura da cidade, a casa também conta a história das famílias fundadoras de Aquidauana e, sobretudo, traz para os tempos atuais a relevância do grande ator que aqui nasceu.
Já em posse do imóvel, a equipe da Prefeitura de Aquidauana fez o projeto de revitalização e reforma da casa, investindo mais R$ 437 mil reais na obra de revitalização.
A sobrinha de Rubens Corrêa - Jussara Alves Corrêa contou um pouco da história da família, relembrando a infância e momentos vividos na casa e, também, muito emocionada agradeceu pela homenagem.
“Nossa gratidão ao prefeito Odilon, pelo resgate e preservação das memórias de Rubens Alves Corrêa”, disse Jussara, bastante emocionada.
O Desembargador federal do TRF3 - Dr. Luiz Stefanini falou um pouco sobre a vida e aprendizado de Rubens Corrêa. "Por onde passamos aqui, temos a marca do Rubens Corrêa e isso nos emociona e mostra o quanto ele deixou um legado para a cultura da cidade", afirmou o desembargador.
“Este espaço representa novo capítulo em nossa história. Estamos fazendo uma nova história. Voltado na valorização da cultura por meio da homenagem ao legado cultural deixado pelo grande artista Rubens Corrêa. E também no reconhecimento do turismo como uma importante atividade de desenvolvimento para o nosso município. Que a casa onde não só viveu o Rubens Corrêa, mas onde muitos dos familiares e amigos aqui presentes, celebraram a vida, continue sendo espaço constante de trabalho, criação e ponto de convergência para iniciativas que celebrem e promovam nossa rica herança. E atividade turística destacando nossas tradições, história e beleza natural”, disse a secretária de Cultura e Turismo - Aline Bezerra.
Ainda em fala, a secretária da SECTUR, Aline Bezerra agradeceu todo o apoio da Administração Municipal e equipe da SECTUR para a abertura da casa.
“Agradeço ao prefeito Odilon pela visão de futuro e investimento na aquisição de bem tão significativo, marco para a nossa cidade, demonstrando a dedicação em preservar e valorizar a cultura local. E agradeço a toda equipe SECTUR por todo empenho e, também, ao ex-secretário de Cultura e Turismo - Youssef Saliba que deu início a esse grandioso projeto”, elencou a secretária Aline.
“Eu estou muito feliz de poder entregar esse patrimônio histórico para ser englobado ao patrimônio municipal, vai ser local de visitação das escolas municipais, estaduais e particulares, para que possam vir conhecer pouco da história de Aquidauana nessa casa tão poderosa, uma casa tão emblemática. Preservar o patrimônio arquitetônico histórico da cidade como essa casa, é preservar e enriquecer a cultura da nossa cidade”, pontuou o prefeito Odilon Ribeiro.
O prefeito Odilon ainda agradeceu e parabenizou aos familiares de Rubens Corrêa e a equipe da Prefeitura empenhada na revitalização e organização da casa.
“Parabéns por toda a sua colaboração com o crescimento dessa cidade, desde a fundação até hoje pro desenvolvimento da cidade. Essa família que é fundadora, que é investidora, não só como produtor rural, mas como os grandes empresários de turismo na nossa cidade. E, agora, a casa que foi da família será a casa do turismo e da cultura de Aquidauana”, finalizou o prefeito Odilon.
E para finalizar, o engenheiro, professor e primo de Rubens Corrêa - Paulo Corrêa fez uma breve apresentação falando de Rubens Corrêa e fez a leitura de um trecho da obra “Lembranças Aquidauanenses” escrita pelo ator.
E para embelezar mais ainda a casa, foi plantado um pé de ipê no jardim.