Esse volume corresponde a aproximadamente 130 litros de esgoto por pessoa por dia, um número significativo que demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade
Responsável pelo saneamento básico em Mato Grosso do Sul, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) trata diariamente cerca de 130 milhões de litros de esgoto, que são devidamente coletados e devolvidos aos rios, solos e mananciais de forma segura e ambientalmente correta.
Esse volume de tratamento corresponde a aproximadamente 130 litros de esgoto por pessoa por dia, um número significativo que demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.
A Sanesul atende aproximadamente 1 milhão de pessoas com seus serviços de esgotamento sanitário, abrangendo 68 municípios onde a companhia opera.
Para o diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, este alcance significativo demonstra o compromisso da Sanesul em garantir condições sanitárias adequadas para uma vasta parcela da população de Mato Grosso do Sul, promovendo saúde e bem-estar, além de contribuir para a qualidade de vida das comunidades atendidas.
Segundo ele, a expansão contínua dos serviços de esgoto reflete o esforço da empresa em levar saneamento básico de qualidade a cada vez mais pessoas, protegendo o meio ambiente e os recursos hídricos da região.
A Sanesul está comprometida em alcançar a universalização do esgotamento sanitário antes mesmo do prazo estabelecido pelo novo marco legal do saneamento básico.
A meta do marco legal é garantir que, até 2033, 90% da população atendida tenha acesso a serviços de coleta e tratamento de esgoto.
Para encurtar o prazo fixado pela legislação em dois anos, a companhia está investindo em infraestrutura e tecnologia, ampliando sua capacidade de operação e atendimento.
Atualmente, a área de cobertura do esgoto no Estado é de 63,36%, mas o objetivo é ampliar ainda mais o atendimento, investimento com recursos próprios e por meio da PPP (Parceria Público-Privada) firmada pelo Governo do Estado com a Ambiental MS Pantanal, do Grupo Aegea.
Até hoje, foram realizadas 344.031 novas ligações de esgoto em todo o Estado, beneficiando diretamente cerca de 1 milhão de pessoas.
Essas ações reforçam a importância da Sanesul na promoção da saúde pública e na preservação do meio ambiente, buscando assegurar que o desenvolvimento do estado aconteça de maneira sustentável e inclusiva.
Universalização
O processo de tratamento adotado pela empresa, pertencente ao Governo do Estado, assegura que o esgoto seja tratado de maneira eficiente antes de ser reintroduzido no meio ambiente, evitando a contaminação e promovendo a saúde pública.
Por meio dessas práticas, a empresa contribui para a manutenção da qualidade da água nos rios e a proteção dos mananciais, que são essenciais para o abastecimento de água e a conservação da biodiversidade.
A atuação da Sanesul reflete um esforço contínuo para aprimorar os serviços de saneamento básico, garantindo que o crescimento urbano e industrial do estado ocorra de forma sustentável, sem comprometer o meio ambiente e os recursos hídricos vitais para as futuras gerações.
Até agora, os municípios que atingiram a universalização do esgoto foram Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Laguna Carapã, Tacuru, Alcinópolis, Caracol, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas, Paranaíba, Porto Murtinho, Japorã, Novo Horizonte do Sul, Bodoquena, Angélica e Paranhos.
Além desses, outros municípios avançam gradativamente nessa direção, incluindo aqueles com mais de 80% de índice de cobertura, como são os casos de Chapadão do Sul (86,64%), Figueirão (80,56), Jateí (84,38%), Ribas do Rio Pardo (85,30), Guia Lopes da Laguna (84,27) e Dourados (85,3%).
› FONTE: Comunicação Sanesul