Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Depois de virar atração em escola, anta é sedada três vezes até ser resgatada

Publicado em 04/09/2024 Editoria: Cidade


Mamífero fêmea de aproximadamente 200 quilos demorou duas horas para conseguir ser colocado em picape
 
Anta flagrada na manhã desta quarta-feira (4), no pátio da Escola Padrão, na Rua Joaquim Murtinho, em Campo Grande, precisou de três doses de sedativo para conseguir ser resgatada por equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) e Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).
 
O animal entrou na instituição assim que os funcionários chegaram e entraram no estacionamento. Ao perceber que a anta estava no pátio, os portões foram fechados para que ela ficasse em segurança.
 
A PMA foi acionada, mas demorou cerca de duas horas e meia para chegar ao local porque estava atendendo outra ocorrência. Quando os policiais chegaram, tocaram o animal para um canto e a cercaram. Irritada com o barulho da movimentação das pessoas e dos carros que passavam pela rua, o mamífero ficou ainda mais agitado.
 
A médica veterinária do Cras, Jordana Toqueto esteve na escola para fazer o processo de sedação da anta. O primeiro procedimento ocorreu 9h30, sem fazer efeito imediato, o animal se debatia e cambaleava. Já a última aplicação foi por volta das 10h45, neste momento ela caiu e só assim as equipes conseguiram amarrar suas patas e colocá-la na carroceria de uma picape do Cras.
 
O animal foi levado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e encaminhado. Ela passará por exames devido a um ferimento no casco de sua pata. A anta está aparentemente saudável e após avaliação será devolvida à natureza.
 
“Pegar o animal sem sedação envolve muito estresse. Anta é complicado, difícil de se render, ela sente a gente ao redor dela e fica firme. Iriamos fazer uma soltura rápida, mas visualizamos que ela está com algumas lesões nas patas. Vamos ter que estudar de forma geral o que está acontecendo com esse animal”, informou a médica veterinária.
 
Jordana acredita que o animal tenha saído da região do Parque dos Poderes. A distância percorrida pela anta foi de aproximadamente quatro quilômetros. O mamífero trata-se de uma fêmea adulta com cerca de 200 quilos.
 
As equipes informaram que a anta será batizada por um nome que ainda vai ser escolhido.
 
Atração - Ao chegar para trabalhar, a porteira Maria Luíza Pereira Dias, estranhou a movimentação e só depois que se aproximou viu que era o animal. Ela ficou encantada com o tamanho do bicho. “Meu Deus do céu, eu não sabia. Quando vi pensei que era um cavalo, mas é uma anta. A gente não chegou perto porque ficou com medo”, contou Maria Luíza.
 


› FONTE: Campo Grande News